A primeira etapa do programa está em curso com as inscrições abertas até esta sexta-feira (11)
Entre os meses de março e maio deste ano, o Cultura em Toda Parte 2022 vai realizar 200 atividades, 140 apresentações artísticas e 60 atividades formativas, contemplando os 78 municípios do Espírito Santo. A primeira etapa do programa está em curso com as inscrições da chamada pública para apresentações artísticas, que podem ser feitas por meio do Mapa Cultural ES, até esta sexta-feira (11).
Para compor a programação do Cultura em Toda Parte 2022, serão selecionadas 140 apresentações artísticas nas diversas linguagens artísticas, como artes cênicas (teatro, dança, circo e performance), artes visuais, música, literatura, audiovisual, arte digital, design, moda, cultura alimentar, cultura popular, cultura afro-brasileira, cultura indígena e artes integradas.
Como parte do processo de realização do projeto, o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), uma das instituições selecionadas por meio de Chamamento Público para a Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC), responsável por realizar a Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” — Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, realizou entre os meses de janeiro e fevereiro uma ação de mobilização para o Cultura em Toda Parte em 2022.
Durante três semanas, a equipe do IBCA percorreu diversas cidades capixabas das macrorregiões central e sul, que correspondem à Região 2, que é gerida pelo instituto para divulgar as inscrições do projeto e realizar visitas técnicas nos possíveis municípios que vão sediar esse circuito cultural, envolvendo todo o território do Espírito Santo. Nessas visitas, a equipe foi recebida por gestores culturais que apresentaram possíveis locais com a estrutura necessária para receber as apresentações artísticas e formações culturais que farão parte do Cultura em Toda Parte.
Em Baixo Guandu, a equipe foi recebida pelo prefeito municipal, Lastênio Luiz Cardoso, e pela secretária municipal de Cultura, Miria Souza Cruz. Em João Neiva, o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, João Augusto Selvatici Sarcinelli, recebeu a equipe. Em Divino de São Lourenço, a recepção ficou a cargo da secretária municipal de Cultura, Caterine de Oliveira Leonardo Noronha. Além dessas cidades, a equipe do IBCA percorreu, em semanas anteriores, os municípios de Alegre, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Pancas, Aracruz e Linhares.
“A mobilização é uma etapa extremamente importante na realização desse projeto. Para o Cultura em Toda Parte, que percorre várias cidades do Estado, conhecer as condições locais é fundamental para planejar a caravana, fazer adequações e garantir que o evento aconteça da melhor forma possível para os artistas e para o público”, pontuou Lucia Caus, presidente do Instituto Brasil de Cultura e Arte.
O Cultura em Toda Parte foi idealizado pela Secretaria da Cultura (Secult) e está sendo gerido por duas organizações da sociedade civil: o Instituto Parceiros do Bem e o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Cada instituto vai cuidar de 100 ações, em cinco municípios e cinco finais de semana.
Inscrições
As inscrições para o Cultura em Toda Parte 2022 estão abertas até o dia 11 de fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES. A chamada pública gratuita vai selecionar 140 apresentações artísticas para compor a programação do projeto, que acontece entre os meses de março e maio, em dez municípios do Estado.