A vice-governadora Jacqueline Moraes esteve em Linhares na noite desta sexta-feira (22), para o lançamento do seu livro “Origens”, o evento foi realizado no espaço Garagem PUB no Center Norte Conceição.
Em seu livro “Origens – Como a periferia me levou para a política e me fez vice-governadora” a primeira mulher a assumir esse cargo no Espírito Santo conta sua trajetória em paralelo aos fatos históricos do estado, apresentando uma história de determinação, sucesso e luta por reconhecimento.
Segundo Jacqueline Moraes compartilhar suas histórias com pessoas que já deram vida a tantas histórias importantes é uma emoção gigante.
Na obra Jacqueline Moraes narra sua trajetória de vida como uma mulher da periferia que desafiou o impossível, rompendo todas as dificuldades que fariam com que ela fosse mais uma pessoa a permanecer nas difíceis condições de onde nasceu.
Neste relato ela revela como uma mulher inconformada com as adversidades de sua realidade fez das dificuldades o combustível para mudar sua condição e chegou à Vice-governadora do Espírito Santo, tornando-se também a primeira mulher a Governar o Estado.
Seu senso de justiça e luta por melhores condições mudou também a vida de várias outras pessoas: colegas de trabalho, vizinhança e quem mais a procurasse pedindo por auxílio. Como ela mesma costuma dizer “se a política não servir para fazer justiça, não serve mais pra nada”.
Nascida em uma família muito simples e pobre do subúrbio do Rio de Janeiro, Jacqueline Moraes veio ainda na infância residir no Espírito Santo, na cidade de Cariacica, quando os pais buscavam uma vida melhor. Enquanto a mãe trabalhava Jacqueline procurava por pneus velhos abandonados, levando para vender na borracharia e com o dinheiro comprava comida para ela, a irmã e o irmão.
Diante das dificuldades, aos 14 anos ela já estava no dia-a-dia do trabalho de ambulante, dando início à sua jornada de luta por igualdade e justiça social. Logo, ela passaria a liderar na defesa dos colegas ambulantes e nos bairros onde residiu.
A educação também é uma área muito importante na vida e história de Jacqueline. Foi por meio de elogios e incentivos dos professores que ela decidiu terminar os estudos e formou-se em Direito quando já ocupava o cargo de vice-governadora. No atual cargo, Jacqueline viveu e fez parte da história vindo ser a primeira vice-governadora a ocupar o centro do poder no Estado. “Estamos fazendo história no Espírito Santo”, disse o governador Renato Casagrande, ao lhe dar posse pela primeira vez como governadora do Estado.
As histórias pessoais relatadas no livro trazem paralelos sobre os momentos socioeconômicos do Espírito Santo com o passar do tempo, mostrando a evolução da economia e da sociedade. Verdadeiro e empático, “Origens – Como a periferia me levou para a política e me fez vice-governadora” é uma obra que tem tudo para oferecer uma bela história, assim como a de muitos capixabas.
Saiba mais sobre o Livro
Tem a produção executiva 1440 Press, com edição, texto e pesquisa histórica por Cassius Gonçalves e Carolina Júlia Pinto dos Santos e conta com o apoio estratégico da Editora Cousa, que é responsável pela publicação de mais de 200 títulos, principalmente de autores Capixabas.
Primeira vencedora capixaba do prêmio Jabuti, a editora já publicou nomes como o a atriz Suely Bispo, Bernadette Lyra e Flávio Carneiro.
Em 2021 a Cousa iniciou uma caravana pelo todo o Estado utilizando sua “Combiousa”, distribuindo livros e democratizando o acesso à literatura, sempre se posicionando em locais estratégicos como Feiras Livres, praças e ruas movimentadas. E será a “Combiousa” a responsável pela apresentação do “Origens – Jacqueline Moraes” por cidades do Espirito Santo.