cultura

Coluna: Wyatt | ‘’Minha poesia é o outro lado das tuas pupilas …

14 fev 2021 - 19:28

Redação Em Dia ES

Share
… O avesso do olhar Aquela coisa de interior.’’
… O avesso do olhar Aquela coisa de interior.’’

O autor Ítalo Wyat nasceu em Vinhático, distrito de Montanha, interior do Espírito Santo. Entretanto, viveu grande parte da vida em Mucurici, Município do interior capixaba. 

Confira a Entrevista com o Escritor Ítalo Wyatt

Joacles Costa: Quais são os seus Livros Publicados?
Ítalo Wyat: A Janela do Éden (publicado pela editora Multifoco) e Comercinho de Terra Perdida (plataforma Amazon). Há dois anos devo a publicação do meu terceiro livro que está engavetado e por isso de nada serve (para lembrar Sérgio Sampaio).

Joacles Costa: Qual a parte mais difícil da escrita para você?
Ítalo Wyat: Não acredito na equidistância entre autor e texto, da mesma forma que não acredito numa Teoria Pura do Direito ou na existência de um magistrado que ao decidir um processo deixa para trás toda a sua subjetividade, seus conceitos, suas vivências. Escrever exige de mim uma comunicação profunda com os meus valores, os meus medos, as minhas angústias, os meus mortos e meus fantasmas. Esse mergulho em mim mesmo é exaustivo, meticuloso, traumático e necessário.

Joacles Costa: Você percorre um caminho pelo gênero poesia. O que te fascina nela?
Ítalo Wyat: Durante séculos escritores, poetas, mestres, críticos e literatos tentaram explicar o que é poesia. Estudos literários já consideraram que poesia era o texto em verso, bem como já consideraram que poesia era o texto que possuía uma linguagem lírica, reflexiva, analítica e ficcional. Pois bem! Poesia para mim é a linguagem do mistério, é a experiência integral da Arte, da possibilidade de transcender, de superar a morte. Por isso, vejo poesia na literatura, nos cantos sacros, nas pinturas de Portinari e Matisse, nos sermões e pregações, no culto a Deus e aos deuses da ancestralidade africana. Nesse sentido, basta lembrar que na Antiguidade e na Idade Média predominaram as epopeias, que eram cantos ao mítico (Epopeia de Gilgamés, Ilíada e Odisséia, Cantares de Salomão, Divina Comédia). Enfim, me fascina a possibilidade de perpetuar e ser.

Joacles Costa: Sentimentos negativos como ódio, ciúme, inveja, vingança são motores para a criação da sua obra?
Ítalo Wyat: São motores bem desregulados (risos)! 
 
Joacles Costa: Quando escreve, surgem cadeias de coincidências?
Ítalo Wyat: Acredito na fusão de horizontes, na consulta ao arquivo inconsciente das experiências e informações, na memória ancestral e nas vozes mediúnicas da esquizofrenia do autor. Tudo isso se converte em “cadeias de coincidências”.


O “Éden” é apenas inferência ao local sagrado, porém no sentido de comparar a existência humana, ao Éden. O autor comenta que no Éden havia todas as coisas: o amor, o homem, a mulher, a inveja, o divino e todas essas coisas estão na existência humana, na vida de qualquer pessoa.

(SEM TÍTULO)
As minhas piores horas de amor
São as minhas melhores horas de melancolia.
Fostes para mim a cruz nos ombros de Cristo
A avaria na túnica de Maria
O espinho no pé de Paulo.
Fostes o meu ódio e o meu amor
O meu banquete e perdição
Meu manjar e o meu despacho
Meu incenso e o meu trago
A hora do pito, do apito, do grito, do ínfimo
A hora que o trem passou e ninguém viu
A hora que a lágrima – mais uma lágrima d’O Solitário – ajudou a encher o Itapemirim.
Fostes o meu ócio e meu pódio
O arauto e o puteiro
A viga e a vírgula
Minha carreira medíocre de poeta municipal
Talvez o único verso de qualidade que atirei no mar.
Fostes o que não fostes:
a conjugação fantasiosa do que
ainda persiste.

“Éden” é apenas inferência ao local sagrado, porém no sentido de comparar a existência humana, ao Éden. Ele comenta que no Éden havia todas as coisas: o amor, o homem, a mulher, a inveja, o divino e todas essas coisas estão na existência humana, na vida de qualquer pessoa.

Autor: ITALO SAMUEL WYATT
Título: A JANELA DO ÉDEN
Ano: 2017
Páginas: 96 páginas
Preço: R$ 35,00
Editora: MULTIFOCO
Contato no Instagram: @italoswyatt

Leitura Em Dia, o que você está lendo no momento? Estou lendo o livro Canto Gordo do escritor Fábio Daflon.

O artigo publicado é de inteira responsabilidade exclusiva de seu autor e não representam as idéias ou opiniões do site EMDIAES.
1
0
Atualizado: 14/02/2021 19:28

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.