cultura

Box braids: sua história, como são feitas, cuidados e preço

02 ago 2020 - 08:00

Redação Em Dia ES

Share
Confira o passo a passo de como são feitas as tranças e os principais cuidados com elas
As box braids são um tipo de tranças soltas afro, feitas uma a uma com material sintético junto aos fios naturais, com intuito de alongar os cabelos. Homens e mulheres podem aderir às tranças para mudar o visual.

De acordo com a dreadmaker e trançadeira Liza Tavares, o material que costuma ser utilizado nas tranças é o kanekalon tipo Jumbo, mas há uma variedade, como o kanekalon importado, o kanekalon nacional, o kanekalon tipo fio de seda, e também a linha de crochê.

“As tranças levam em média de 6 a 8 horas para serem feitas, quanto mais finas, mais tempo demora para trançar”, ressalta a especialista Liza.

História

A Trança Africana, especificamente a nagô, é bastante antiga na África. Penteados com tranças abrangem um amplo terreno social: religião, parentesco, estado, idade, etnia e outros atributos de identidade podem ser expressados em penteado. Tão importante quanto o desenho é o ato da trança, que transmite os valores culturais entre as gerações, exprime os laços entre amigos e estabelece o papel do médico profissional.
Há uma grande variedade de estilos tradicional de tranças africanas, que vão desde  curvas complexas e espirais para a composição estritamente linear. Pode parecer estranho olhar um modelo de trança e comparar a geometria, mas estes são os estilos bastante tradicionais na África. A matemática faz parte do penteado Africano e, como muitos outros africanos no Novo Mundo (escravidão), o conhecimento sobre ele sobreviveu. 
Termos étnicos como Nagôs, Angolas, Jejes e Fulas representavam identidades criadas pelo tráfico de escravos, e cada termo continha um leque de tribos escravizadas de cada região. 
Nagô era o nome dado a todos os negros da Costa dos Escravos que falavam o Iorubá. Mas muita gente não sabia que as divisões e reconhecimentos de cada um era feito devido a seu penteado que contém sempre um mapa para ajudar nas suas longas caminhadas e traçados. 
Na Grécia, e depois em toda a Europa durante a Idade Média (essa é outra história que vou contar pra vocês depois), a trança foi adotada pela maioria das mulheres.
No início do século XV, com a escravidão das sociedades africanas, o cabelo exerceu a importante função de condutor de mensagens. Nessas culturas, o cabelo era parte integrante de um complexo sistema de linguagem. A manipulação do cabelo era uma forma resistência e de manter suas raízes. Coisa que nos dias atuais vem tendo um grande poder não só nas mulheres e sim na sociedade como um todo.
As tranças serviram como pano de fundo de diversos movimentos como, Marcha dos Direitos Civis nos Estados Unidos, o aparecimento de movimentos negros como o Black Power e os Panteras Negras, que lutavam pelos direitos e enaltecem a cultura afro.


Como são feitas as box braids
Para quem tem interesse em fazer as tranças, é indicado buscar um profissional ou salão que entenda do assunto, a fim de obter melhores resultados. Isso porque pessoas que não tem afinidade e prática para trançar podem não ter resultados satisfatórios.

De maneira geral, o cabelo é dividido em três partes de uma orelha a outra: na parte da frente da cabeça perto da testa e na parte de trás perto da nuca. Dessa forma, o cabelo fica dividido em forma de quadrado.

As mechas de cabelo são separadas para começar o processo de trançamento dos fios junto ao material sintético escolhido. As pontas das tranças são amarradas geralmente com lastex, um tipo de elástico fino. São feitas várias voltas para ter certeza que as braids não irão soltar.

Por fim, os profissionais costumam cortar as pontas que ficaram para fora do lastex amarrado e em seguida passam o isqueiro de leve nas pontas para unir os fios e finalizar.

Preço
O valor a ser cobrado pelas box braids podem variar de acordo com o profissional e o tipo de material usado. Segundo a dreadmaker Liza Tavares, as box braids custam em média R$ 450 a R$ 850, dependendo do tipo de trança, espessura e volume.

As box braids levam tempo para serem feitas, porque é exigida uma certa atenção do profissional que irá fazer uma a uma. Sendo assim, os valores podem alterar dependendo do trabalho e especialista.

Manutenção e cuidados
A manutenção deve ser feita de 3 em 3 meses, pois este é um período seguro para não danificar o fio do cabelo.

Dessa forma, quando passar três meses com as tranças é importante ficar alguns dias com o cabelo sem as box braids e apostar em um cronograma capilar para deixar o cabelo mais forte antes de trança-lo novamente.

Os cuidados durante o tempo que estiver com as tranças também são essenciais. O ideal é lavar o cabelo de uma a duas vezes por semana delicadamente para não desfazer as box braids.

“O mais recomendado é utilizar shampoo anticaspa. Além disso, também é permitido secar com o secador”, indica a trançadeira.

Dor na cabeça ao colocar box braids
Muitas pessoas reclamam de sentirem dor no couro cabeludo ao fazerem box braids, sendo considerada um tensão capilar comum nos primeiros dias com as tranças.

“É normal sentir uma tensão dolorida, isso também depende da sensibilidade do cliente. O desconforto leva de 3 dias a uma semana, porque a trança é feita pra ficar firme, causando um leve desconforto inicial”, esclarece a trançadeira Liza Tavares.

Queda de cabelo após colocar tranças (alopecia por tração)
O uso de tranças box braids pode causar alopecia por tração, que nada mais é do que a queda de cabelo em locais que a raiz fica tensionada. Isso ocorre porque, como dito anteriormente, para que as tranças fiquem firmes, ela é apertada contra o couro cabeludo.

Essa consequência pode acontecer tanto com as box braids como com os dreads, extensões capilares e tranças comuns que são muito apertadas. Dessa forma, é de extrema importância seguir as recomendações do profissional e visitar um dermatologista se perceber essa queda de cabelo local.
2
0
Atualizado: 02/08/2020 08:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.