concursos e empregos

Sedu abre seleção para Agentes de Integração Escolar na rede estadual

06 fev 2026 - 09:00

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Edital publicado no Diário Oficial visa formar cadastro de reserva para bolsistas com jornada de 40 horas semanais. Foco é combater a evasão e fortalecer vínculo com as famílias
Sedu abre processo seletivo para Agentes de Integração Escolar na rede estadual. Foto: Reprodução

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (04), o Edital Sedu nº 04/2026, que estabelece as normas para a seleção de bolsistas do Projeto Agente de Integração Escolar (PAIE). O processo seletivo tem como finalidade a formação de cadastro de reserva de profissionais que atuarão nas unidades da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre escola, estudante, família e comunidade.

A iniciativa do Governo do Estado busca contribuir para o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos alunos, direcionando atenção especial àqueles em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a atuação destes profissionais é estratégica para compreender as diferentes realidades dos alunos. “O Agente de Integração Escolar atua de forma próxima aos estudantes e às famílias, ajudando a escola a compreender diferentes realidades e a construir estratégias para garantir que todos permaneçam e concluam sua trajetória escolar. É uma ação essencial no enfrentamento da evasão e do abandono”, destacou o secretário.

Carga horária e atribuições
O edital define que os bolsistas selecionados cumprirão uma jornada de 40 horas semanais. Além disso, os profissionais passarão por uma formação inicial e continuada oferecida pela Sedu, visando qualificar o desenvolvimento das ações do projeto.

Entre as atividades previstas para os Agentes de Integração Escolar (AIE), estão a participação em reuniões pedagógicas, o atendimento às famílias no ambiente escolar e a realização de visitas domiciliares quando necessário. O trabalho será realizado de forma articulada com as equipes gestoras das unidades de ensino, focando no acompanhamento da rotina dos estudantes, no monitoramento da frequência escolar e na promoção de ações de diálogo e acolhimento.

Combate à evasão escolar
Ainda de acordo com Vitor de Angelo, o projeto também contempla o apoio às escolas na identificação de situações de risco de evasão ou abandono. O intuito é construir estratégias que incentivem a permanência dos estudantes na Rede Estadual. “A presença dos AIE nos diferentes momentos da rotina escolar contribui para a criação de um ambiente mais acolhedor e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos”, frisou o secretário.

Os interessados devem consultar o Edital Sedu nº 04/2026 para conferir as regras completas da seleção.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.