As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já estão abertas e seguem até o dia 27 de setembro.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico da Sedu – http://www.educacao.es.gov.br.
No ato da inscrição, o candidato deve informar o número do CPF – e também registro de matrícula e data de nascimento, no caso dos alunos da rede estadual – e optar apenas por um curso e um turno, desde que não seja o mesmo turno em que esteja matriculado na escola. Esta é a 3ª edição do Programa em 2013.
A classificação dos candidatos será feita pela ordem de inscrição. O resultado será divulgado no dia 1º de outubro no site da Sedu. As aulas, realizadas no contraturno escolar dos aprovados, também começam no mesmo mês.
Sobre o Pronatec
A formação contempla a modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), oferece mais de 2.900 vagas em cursos de curta duração – de 160 a 320 horas (três a seis meses) – com o propósito de iniciar o jovem no mercado de trabalho. Ao todo serão 2.911 vagas para alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio da rede estadual ou, da rede privada, desde que comprovem a condição de bolsista integral por razões socioeconômicas.
Os cursos passam por diversos setores, que vai do administrativo ao industrial, como eletricista de automóveis, auxiliar de recursos humanos e desenhista de moda, com oferta também na área de comércio e serviços gerais.
Entre outras opções, o aluno também vai poder escolher formação para programador de sistemas, operador de máquina florestal e soldador.
Ao todo, serão ofertados 41 cursos que abrangem 35 municípios, como Vitória, Vila Velha, Aracruz, Castelo, dentre outros, que podem ser consultados por meio do edital.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac).
Redação Linhares Em Dia