As vagas vão atender aos 76 municípios capixaba que aderiram à proposta do programa
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), publicou, nessa quinta-feira (03), o Edital 007/2019 referente ao processo seletivo simplificado para atuação de profissionais médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros para o Componente de Formação em Saúde do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QUALIFICA-APS), com oportunidades para esses profisisonais atuarem nas equipes estratégicas da Saúde da Família no Espírito Santo.
Serão ao todo 462 vagas, sendo 239 destinadas a médicos; 120 para enfermeiros e 103 para cirurgiões-dentistas, que vão atender aos 76 municípios capixaba que aderiram à proposta do programa. Este programa irá oportunizar os profissionais participarem de cursos de pós-graduação nas suas áreas, com o desenvolvimento de atividades de práticas assistenciais nos municípios.
De acordo com a diretora geral do ICEPi, Quelen da Silva, a iniciativa visa cooperar com o provimento de profissionais de saúde para reduzir as desigualdades regionais e ampliar a cobertura e a resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Para ela, a adesão de quase a totalidade dos municípios capixabas mostra o apoio ao programa que terá como um de seus objetivos reverter a constante queda na cobertura da Estratégia de Saúde da Família.
“Com isso, teremos consequentemente, a melhoria dos indicadores de saúde no Espírito Santo e a soma positiva na melhoria da prestação de serviços à população”, afirmou Quelen da Silva.