Foi divulgado o resultado preliminar com as respectivas notas dos candidatos classificados no concurso para professores em Linhares
A justiça negou o pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MP/ES) para suspender o concurso para contratação de professores da rede básica de ensino de Linhares. O juiz Thiago Albani, da Vara da Fazendo Pública do munícipio, entendeu que não há elementos que justifiquem a paralisação do certame.
Em sua decisão, o juiz afirma que o “prejuízo em potencial invocado pelo autor é insuficiente, sob o enfoque do postulado da proporcionalidade, em todos os seus aspectos”.
O magistrado afirma ainda que ao analisar a manifestação da banca examinadora, notou que a porcentagem de aprovados foi de 45%, o que, na sua visão, indica um bom resultado. “Além disso, a banca examinadora destacou que devido à possibilidade de existirem três entendimentos, decidiu corrigir qualquer das visões possíveis sem prejuízo do tema escolhido pelo candidato, levando-se em conta prioritariamente a capacidade redacional”, afirma o juiz.
O magistrado também determinou a exclusão do Município de Linhares da autuação, sem honorários advocatícios.
O MP entrou com uma ação após ser acionado por candidatos que alegam ter sido prejudicados pela banca organizadora, por conta de incoerências em algumas questões. A prova foi aplicada no dia 26 de janeiro de 2020.
As reclamações também são relacionadas a questões já aplicadas em outros concursos. Outra queixa foi quanto à redação discursiva, que segundo os candidatos, trazia diversos assuntos no mesmo comando, gerando confusão no candidato. Com a decisão da justiça, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) retomou as etapas do concurso.
Nesta sexta-feira (21), foi divulgado o resultado preliminar com as respectivas notas dos candidatos classificados. Confira no Link