As inscrições para 1.045 vagas gratuitas em cursos técnicos de nível médio foram abertas nesta segunda-feira (10) no Espírito Santo. As oportunidades são voltadas para jovens e adultos que buscam qualificação profissional e estão distribuídas em quatro Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs). O processo seletivo, que segue com inscrições até 7 de dezembro, será realizado em etapa única, com base nas notas de Português e Matemática do Ensino Médio.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vinculada ao Governo do Espírito Santo. O objetivo é qualificar mão de obra e gerar novas oportunidades no mercado de trabalho.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.selecaoaluno.es.gov.br.
Cursos e distribuição das vagas
As 1.045 vagas estão distribuídas entre quatro municípios. O CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, disponibiliza 430 vagas. O CEET Giuseppe Altoé, em Vargem Alta, oferece 270 vagas, enquanto o CEET Emílio Nemer, em Castelo, conta com 190 vagas. As 155 vagas restantes são para o CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva.
Os cursos abrangem diversas áreas estratégicas da economia capixaba. Há destaque para o curso técnico em Enfermagem, que está presente em três dos CEETs, como forma de ampliar a formação profissional na área da saúde.
Além de Enfermagem, há opções como Administração, Estética, Gastronomia, Logística, Informática, Internet das Coisas (IoT), Produção de Moda, Cooperativismo Digital, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Jogos Digitais, entre outras.
Cronograma da seleção
O processo seletivo será baseado no desempenho dos candidatos nas disciplinas de Português e Matemática do Ensino Médio.
O resultado será divulgado no dia 10 de dezembro. Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula entre os dias 12 e 30 de dezembro, diretamente nas secretarias dos CEETs onde foram selecionados. O início das aulas está programado para o dia 2 de fevereiro de 2026.
Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, os cursos gratuitos representam uma política de transformação. “Esses cursos têm mudado vidas em todas as regiões do Estado. São jovens que conquistam o primeiro emprego, adultos que voltam a estudar e pessoas que redescobrem seu potencial profissional. A formação técnica gratuita oferecida pelo Governo do Estado é uma política de transformação real; ela abre portas, forma profissionais e movimenta a economia capixaba. E o mais importante: tudo isso de forma totalmente gratuita”, destacou o secretário.


















