O programa é voltado para empresas de tecnologia que já estejam operando e disponíveis ao público
Desenvolvendo o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Espírito Santo o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou no dia 02 de junho, o primeiro edital de aceleração de startups do Estado, o Programa Seedes (Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo).
O prazo de inscrições teve início dia 03 de junho e segue até o dia 02 de julho. Podem participar startups de todo o Brasil, desde que cumpridas as exigências do edital
O programa é voltado para startups ou empresas de tecnologia que tenham ideias, produtos e serviços inovadores, que já estejam operando e disponíveis ao público.
Além do aporte financeiro, o programa inclui seis meses de aceleração por meio de atividades de mentorias, capacitações, difusão, imersão e networking para os sócios do negócio.
O diretor de inovação da Fapes, Elton Moura, destacou a construção e as etapas do edital de seleção. “O Seedes tem o foco de fortalecer o ecossistema capixaba de inovação ao fazer a aceleração de 30 startups. E para que essas 30 empresas cheguem ao ponto de serem aceleradas, elas terão que passar por três etapas de seleção. Na primeira, serão selecionadas 180 startups e serão avaliados diversos critérios, como o modelo de negócio, diversidade da equipe, entre outros. Das 180, 60 seguirão para a segunda etapa que também será eliminatória. Vamos avaliar o impacto que essa startup vai gerar no Estado nas questões econômicas, sociais e ambientais, ou seja, no tripé da sustentabilidade. E por fim, 30 startups serão contratadas para serem aceleradas e receberem inúmeros benefícios”, comentou.
As inscrições podem ser feitas no site www.seedes.es.gov.br.