O café conilon cultivado na propriedade de Clério Rampineli, em Bagueira, interior de Linhares, norte do Espírito Santo, foi um dos escolhidos para representar o Espírito Santo na World of Coffee, que acontece de 10 a 12 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O produtor embarcou nesta sexta-feira (7) para o país asiático, onde vai representar nosso café Conilon, conectando-se com compradores e importadores globais.
Nesta entrevista, Clério Rampinelli falou sobre as expectativas em conhecer esse importante mercado consumidor internacional.
Qual o sentimento em poder participar desse evento mundial de café?
É uma alegria e felicidade muito grandes. Faço parte da comissão técnica de café do Espírito Santo e sou o único produtor de Conilon do Estado que irá participar do evento. Tudo isso é resultado do trabalho da CNA e Apex Brasil, que criaram o Agro BR, que incentiva às exportações e do qual fazemos parte. Passagem comprada, agora é embarcar rumo a esse importante evento.
Como você avalia o avanço do conilon em produção e qualidade nos últimos anos, deixando de ser apenas coadjuvante do arábica?
O conilon é forte, tem blend e vem ganhando espaço há muito tempo. Ele deixou de ser apenas enchimento para o arábica e vem ganhando mais sabor e qualidade. É resultado dos novos clones, genética boa, qualidade de colheita e aprendizado que os produtores vêm alcançando.
O que o produtor tem feito de diferente nos dias atuais para produzir mais e com maior qualidade?
A gente está conseguindo produzir com mais qualidade, mas enfrentamos barreiras para aumentar o volume, por conta das altas temperaturas e pragas, como cochonilhas, entre outras. Produzir mais em menos hectares não está sendo fácil como era há 3 ou 4 anos. Em 2023 e 2024 sofremos com o calor e pragas, mas vamos melhorando nossa qualidade e participação nas vendas. É importante investir em bons maquinários e se organizar para pagar à vista e evitar o endividamento.
O que o nosso café capixaba e brasileiro tem de melhor em relação ao conilon cultivado em outros países?
Nosso conilon é maravilhoso e na minha opinião é o melhor do mundo. O segredo está principalmente na torra. O produtor investe no cultivo, respeito ao meio ambiente, bons salários aos trabalhadores, mas o produto final com qualidade é alcançado com a torra feita da maneira correta. O conilon do Espírito Santo tem um diferencial muito grande em relação aos outros países.
Como está a expectativa pela participação no World of Coffee em Dubai?
Já tinha muita vontade de conhecer Dubai e a expectativa está muito alta. Vou aproveitar para aprender mais sobre o mercado, pois precisamos conhecer quem são aqueles que consomem nossos produtos. Às vezes nós julgamos sem conhecer a ponta desse mercado. Nós somos estamos na base e precisamos conhecer os anseios de quem está no final dessa cadeia.
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.