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30 de abril de 2025
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Turismo capixaba projeta expansão com foco em experiências e interiorização até 2026

Com uma estratégia voltada para o fortalecimento das vocações locais e o crescimento sustentável do setor, o turismo do Espírito Santo ganhou novos rumos a partir da série de ações iniciadas em 2024 pelo Sebrae/ES. O conjunto de medidas foi detalhado nesta quarta-feira (30) durante a segunda edição do evento Comunicar para Transformar, que reuniu jornalistas e influenciadores da área.

O Sebrae/ES apresentou os resultados alcançados no último ano e as estratégias previstas até 2026, com destaque para o crescimento de empreendimentos turísticos no interior e o fortalecimento de roteiros de experiência.

Segundo dados divulgados, o estado conta hoje com 61.723 empresas ligadas ao setor de turismo, das quais 97,74% são pequenos negócios. A meta é aumentar esse número em 30% até 2026. Entre os principais avanços está o crescimento de atrações ligadas ao turismo de experiência, que saltaram de 78 registradas em 2024 para 179 até abril deste ano, representando um aumento de 129% na oferta desse tipo de atividade.

Em entrevista ao Em Dia ES, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou o impacto direto das ações em regiões menos exploradas do estado.

“Dos quase 80 mil atendimentos que o Sebrae fez no ano passado, quase 20 mil empresas do setor de turismo foram atingidas por nossas equipes, com capacitação, treinamento e orientação de forma geral”, afirmou. Como exemplo, Rigo citou o município de Jaguaré, onde o número de empresas do agro preparadas para o turismo passou de 6 para 42.

“É um trabalho de multiplicar, de motivar, de levar, de fato, a esses empreendedores, inclusive da área rural, as condições para expansão e a oportunidade que o Sebrae leva para que ele enxergue o turismo como um grande potencial de transformação da sua realidade”, completou.

Os investimentos anunciados pelo Sebrae/ES em 2024 somaram R$ 28,089 milhões. Desse total, R$ 16,389 milhões foram aplicados com recursos próprios da instituição e R$ 11,7 milhões resultaram de parcerias estratégicas. Além dos recursos financeiros, as ações incluíram mais de 30 famtours e presstrips para promoção dos destinos turísticos capixabas, além de um crescimento de 28,5% no número de empreendimentos cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo).

Para os próximos anos, a estratégia inclui a atuação em territórios prioritários, como a Rota Quilombola (São Mateus e Conceição da Barra), região do Grande Buda (Ibiraçu), Lajinha (Pancas), Polo Cervejeiro e Araçatiba (Viana), Pindobas (Venda Nova do Imigrante), Araguaia (Marechal Floriano), Rota da Ferradura (Guarapari) e os 7 Cumes (Caparaó). “A escolha desses territórios é fruto de um trabalho meticuloso com todas as regionais do Sebrae/ES no estado. Continuaremos trabalhando em todos os territórios, mas entendemos que é preciso focar em lugares potenciais para ter ainda mais êxito nessas ações”, explicou Rigo.

O foco da atuação em cada região varia conforme o estágio de maturidade turística. Em locais onde a atividade ainda é incipiente, a atenção está voltada à sensibilização e à estruturação da governança local. Já nos destinos consolidados, o objetivo é ampliar o acesso a mercados, melhorar a infraestrutura e desenvolver negócios competitivos.

O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, também falou ao Em Dia ES sobre a articulação entre os diferentes níveis do setor.

“Esse é um grande desafio, porque o Estado do Espírito Santo ainda está na fase de formação do fomento ao turismo. Quando a gente desenvolve um trabalho nas principais potências já consolidadas, a gente consegue depois transferir isso para municípios que ainda precisam estar inseridos no mapa do turismo”, avaliou. Coelho defende a criação de rotas regionais como forma de promover a integração entre municípios com diferentes níveis de desenvolvimento turístico.

Victor também ressaltou o papel do Sebrae/ES como articulador. “Eu acho que é fundamental, porque o Sebrae tem expertise, principalmente nessa parte de articulação dos processos da cadeia produtiva. Agora com foco no turismo, eu acho que tem tudo para dar certo e para a gente evoluir cada vez mais”, disse.

A diversidade cultural capixaba foi apontada como uma das principais potencialidades a serem exploradas. “O Estado do Espírito Santo tem muita diversidade, e a nossa cultura é muito forte. Temos imigrações italianas, alemãs, pomeranas, turismo religioso, como o Convento da Penha e o Buda de Ibiraçu, que já recebe 40 mil visitantes por mês. É uma grande oportunidade também no precedente do turismo cultural”, completou o secretário.

Entre as metas estabelecidas até novembro de 2026 está a criação de 500 experiências turísticas e o fortalecimento de 100% das governanças locais com pontuação superior a 9 em diagnósticos de maturidade.

Em janeiro de 2025, o faturamento do setor no Espírito Santo cresceu 11,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, colocando o estado na segunda colocação nacional, atrás apenas de Goiás, segundo levantamento da FecomercioSP com base na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Graduando em Estudos de Mídia pela UFF. Editor, Colunista e Social Media no Em Dia ES

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