O Polo BR 101 Sul conta com a participação de 15 produtores dos distritos de Desengano e Rio Quartel, que cultivam 4.620 plantas da espécie tahiti
Três produtores de limão, do Polo BR 101 Sul, do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, comercializaram 2.945 quilos da fruta para uma indústria de polpas localizada no município de Santa Teresa. Os frutos já estavam sendo vendidos aos feirantes, donos de restaurantes, pequenos mercados, supermercado local, além de atender a merenda escolar da rede municipal.
O Polo BR 101 Sul conta com a participação de 15 produtores dos distritos de Desengano e Rio Quartel, que cultivam 4.620 plantas da espécie tahiti. Fernando Sonegheti, tem propriedade em Córrego São José, em Desengano, junto aos produtores Douglas Peruchi e Josivan Vergna, se organizaram para atender à demanda da fábrica de polpas.
“Meu limão está com dois anos de plantio e a expectativa é de alta produção futuramente, e espero alcançar bons preços de mercado. A prefeitura tem nos ajudado nesse processo, desde a distribuição de mudas, assistência técnica, acompanhando o desenvolvimento do polo e com o caminhão que fez o frete até Santa Teresa. Inclusive, a água que uso para irrigar o plantio de limão vem da barragem que foi construída pela Secretaria de Agricultura”, disse o produtor.
A expectativa é de uma produção de 90 toneladas de limão no primeiro ano/safra, conforme informou o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.
“Chegamos ao ponto alto do programa que é a comercialização da fruta que vem garantindo seu espaço no mercado consumidor. Os produtores já têm atendido à merenda escolar, feiras livres, estabelecimentos comerciais e, agora, a essa fábrica de polpa. Isso mostra a força da fruticultura e o empenho do produtor em conquistar novos mercados para agregar valor à produção e melhorar sua renda, aproveitando pequenas porções de terra na sua propriedade”, disse o secretário.