Com a temperatura fugindo do comum frio de inverno, o Espírito Santo se reveza entre alertas de tempestades, granizo e ondas de calor. Essas mudanças abruptas de temperatura vão impactar a atividade agropecuária no Estado, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Esse tempo aberto, praticamente sem nuvens e com temperaturas máximas em ascensão, não é comum para o período do ano, destaca o Incaper. “Temperaturas máximas atípicas, acima da média climatológica esperada, para esta época do ano, vêm sendo observadas no Estado em função da atuação desse sistema”.
VEJA TAMBÉM: Previsão para os próximos dias
Segundo o Instituto, isso ocorre devido a uma grande massa de ar seco e quente que ganhou força sobre o país no decorrer desta semana, atuando sobre, praticamente, todas as regiões. “Na verdade, esse período de calor antecede a chegada de uma frente fria, mudando as condições de tempo por aqui durante o fim de semana”.
De acordo com o Incaper, as atividades agropecuárias serão fortemente impactadas pelas mudanças de temperaturas. “As elevadas temperaturas como as que estão sendo observadas no Estado podem impactar no desenvolvimento das lavouras muito em função do estádio fenológico em que se encontram, assim como as atividades de produção animal podem ser impactadas em função da ocorrência de situação de desconforto térmico para os animais”.
O Instituto aponta que ainda não é possível mensurar o tamanho do estrago que essas mudanças abruptas de temperatura têm causado tanto nas lavouras quanto nos pastos capixabas.
“Em relação aos impactos, levamos em consideração que sempre que há mudanças climáticas, e desta forma, pode haver mudanças nas lavouras também. Não temos, por ora, números oficiais sobre qualquer impacto”.