A produção de banana orgânica em Cariacica registrou um aumento de 20% em 2024, totalizando 3 mil toneladas. O dado foi divulgado pela Cooperativa da Agricultura Familiar do município durante a 10ª Festa da Banana, realizada em Cachoeirinha, zona rural da região, neste mês. O evento reuniu produtores, comunidades locais e autoridades.
De acordo com a cooperativa, o crescimento de 500 toneladas em relação a 2023 reflete o fortalecimento da agricultura familiar e a ampliação de iniciativas que apoiam os agricultores.
“Os produtores receberam apoio com a cessão de máquinas agrícolas, treinamentos para operá-las e melhorias nas vias de acesso às propriedades, facilitando o escoamento da produção”, afirmou Davi Dutra de Barcelos, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar.
A banana é o principal produto agropecuário de Cariacica em termos de valor produzido. Em 2022, a cultura gerou R$ 12,6 milhões, representando 32,86% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do município, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Atualmente, a produção local abastece mercados em São Paulo e Rio de Janeiro, além de ser utilizada em programas sociais como a alimentação escolar e cestas verdes distribuídas por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O produtor Sérgio Boldi, da região de Sabão, dedicou 9 dos seus 11 hectares ao cultivo da fruta e colheu 63 toneladas em 2024.
“O evento não só ajuda a divulgar nosso produto, mas também facilita a comercialização dos derivados”, destacou. Entre os produtos derivados, estão bombons, chips e farinha de banana, amplamente comercializados durante a Festa da Banana.
A agricultora Maria das Graças de Jesus Monteiro, de 74 anos, também destacou a importância da festa para a promoção do trabalho dos pequenos agricultores. Apesar de produzir cerca de 15 caixas de banana in natura mensalmente, ela tem o foco principal nos produtos derivados
“A gente vende bombom de banana, banana chips, banana-passa e farinha de banana”, contou.