O plano consiste em ações construídas com as entidades participantes para fortalecer e aumentar a produtividade do setor cacaueiro
Aconteceu nesta quarta-feira, dia 23, o lançamento do Plano de Ação Territorial (PAT) da Cacauicultura. O plano consiste em ações construídas com as entidades participantes para fortalecer e aumentar a produtividade do setor cacaueiro nos municípios de Linhares e Rio Bananal.
A agente de Desenvolvimento, Izabel Lopes, informou que o PAT foi construído em parceria com entidades voltadas ao setor cacaueiro. “O plano tem grande relevância para a atividade cacaueira dos municípios de Linhares e Rio Bananal, e visa aumentar a produtividade com a construção e execução de ações para o fortalecimento do setor”, disse a agente de desenvolvimento.
Dentre as ações previstas no PAT estão: capacitação e treinamentos para os cacauicultores; assistência técnica e gerencial; financiamento com acesso ao crédito com juros subsidiados e prazo compatíveis com a atividade, por exemplo.
A Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares é parceira no PAT e o secretário Franco Fiorot, que faz parte do Comitê Gestor Territorial do Prodeter da Cacauicultura, comentou sobre a importância de mais um projeto para o desenvolvimento do setor.
“O PAT é mais um instrumento que vem para fomentar a cadeia produtiva do cacau e, ter uma instituição de crédito participando desse projeto, somado a tantos outros que estão em andamento com instituições parceiras, contribui para o fortalecimento das ações, aumento da produtividade e agregação de valor ao produto”, destacou o secretário.
No encerramento foi assinado um contrato de financiamento para aquisição de energia solar para produtor rural da agricultura familiar.