agricultura

Ovos caipiras produzidos em Linhares conquista certificado

25 jul 2023 - 10:00

Redação Em Dia ES

Share
Já é possível encontrar os Ovos Caipira da Nona, em supermercados da cidade
A empreendedora afirma que a produção diária gira em torno de 650 ovos. Foto: Secom/PML

Os ovos caipiras produzidos na localidade de Quartel de Cima, no interior de Linhares, norte do Espírito Santo estão prontos para conquistar o mercado consumidor. É que a agroindústria Ovos Caipira da Nona foi a primeira neste segmento regularizada no registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), da Prefeitura de Linhares. A empreendedora Clenir Aparecida Zeniboni entregou 30 dúzias para o Supermercado da cidade, firmando parceria para atendê-lo três vezes por semana.

O certificado, emitido pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares garante a comercialização de produtos de origem animal dentro do território linharense, atestando a qualidade higiênico-sanitária.

História da empreendedora
Clenir era lojista de roupas de noivas em Vitória. Em 2017 foi se apaixonando por Linhares, se mudou, e teve a ideia de começar a vender ovos caipira. Hoje, possui em média 720 aves e a previsão é chegar a 3 mil em 2024.

Foto: Secom/PML

A produção
A empreendedora afirma que a produção diária gira em torno de 650 ovos, comercializados, principalmente, nas feiras livres e entrega em domicílio, além de atender consumidores como o Jocelino Luiz Mantovani que vai até o empreendimento.

“Vou ao supermercado, mas os ovos caipira eu compro aqui, porque sei que o produto é muito bom. Sou cliente desde que começaram a produzir. Vejo que o ovo tem um sabor melhor do que aquele que compramos na rua. Todos da região vêm comprar direto aqui”, comentou.

Foto: Secom/PML

Como começou a produção
Iniciei com 50 aves, mas, não tive sucesso. Foi aí que percebi que precisava de orientação, fui até a Prefeitura, já que estava decidida que queria investir no segmento da agroindústria.

“Em 2026 quero ser uma das maiores produtoras do estado de ovos caipira. Foi muito desafiador para mim, mas é gratificante saber desse sonho realizado e que nada é impossível quando se tem foco. Minha maior satisfação é saber que atendo meu cliente e ele sabe de onde vem os ovos, conhece a maneira que cuido das aves e personaliza o atendimento para cada cliente, quando solicitado”, falou.

Até chegar o produto ao consumidor é feito um trabalho minucioso e com cuidado para garantia de um produto de qualidade. Após a coleta dos ovos nos dois galpões (mais um está em construção) onde são criadas as aves, no entreposto é feita a classificação por tamanhos e a ovoscopia, método que usa uma fonte de luz brilhante nos ovos para mostrar detalhes através das cascas, identificando, como exemplo, trincos que pode comprometer a qualidade do ovo, mas, se identificado o produto é descartado. Na sequência, é feita a embalagem com o selo do registro (S.I.M.).

Começou do zero
A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), Luiza V. Forzza Miguel, e a médica veterinária, Marcela P. Durão, comentou que a primeira iniciativa da Prefeitura de Linhares foi levar a proprietária a Santa Maria de Jetibá, município que é o maior produtor de ovos do Brasil e o maior polo avícola capixaba, para visitas técnicas à Granja Avícola e ao Entreposto de Ovos. Depois começou a movimentação para instalar o empreendimento.

“Auxiliamos desde a parte estrutural, aprovação do projeto, definição do local para instalação e liberação para construir. Clenir começou do zero e isso é excelente, porque a empreendedora já faz dentro do que prevê a legislação”, comentaram.

O secretário de Agricultura, Fabrício Fardin, esteve no empreendimento realizando a entrega do certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) e comentou da importância da regularização das agroindústrias.

“O produto certificado tem maior alcance no mercado municipal e representa a garantia de qualidade e higiene por parte dos consumidores, agregando valor a seus produtos. Temos relatos de produtores que tinham dificuldade de vender seus produtos sem registro e que, a partir do momento que passaram a utilizar do serviço as portas se abriram”, comentou o secretário.

Para saber mais informações entre em contato: (27) 99924-8387 e o Instagram @granjadanona.

2
0
Atualizado: 31/08/2023 19:42

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.