agricultura

Ônibus vai estacionar em comunidades rurais durante a colheita do café em Linhares

28 abr 2021 - 07:30

Redação Em Dia ES

Share
Durante a ação será distribuída uma cartilha com medidas de prevenção à Covid-19
O ônibus da saúde vai estacionar em comunidades do interior de Linhares levando orientações e serviços de promoção e prevenção à saúde para iniciar a colheita de café de 2021 de forma mais segura. A primeira ação será nesta quarta-feira (28/4), em São Rafael, ao lado do estádio de futebol, das 8 às 11 horas. Na ocasião, será distribuída a “Cartilha da Colheita do Café” aos cafeicultores com orientações voltada à prevenção do novo Coronavírus, organizada pela Secretaria de Agricultura.

A diretora do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), Kessy Bonicenha, disse que serão ofertados pelos profissionais de saúde, além das orientações sobre doenças em que o tratamento é referenciado pelo Naps, testes rápidos para detecção de DSTs, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.

Kessy ressaltou a importância da oferta desses serviços. “Quando a ação é voltada à orientação, a pessoa consegue ficar atenta aos sinais de alerta e quando é a hora de procurar pelo serviço de saúde. Quanto mais precoce os sinais e sintomas forem identificados, mais chances de ter eficácia no tratamento”, disse a diretora.

O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, destacou que a colheita já iniciou em várias comunidades e que, neste período, o município recebe trabalhadores de vários estados, por isso a necessidade de redobrar os cuidados para garantir a segurança de todos.

“Seguimos na luta contra a Covid-19 e é necessário assegurarmos as medidas sanitárias, como aconteceu no ano passado, para viabilizar uma colheita mais segura de um grão que é parte integrante da cadeia alimentar brasileira. E os serviços do Naps vêm para agregar na promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores e dos moradores das nossas comunidades do interior de Linhares”, destacou Yago.

A Cartilha
A primeira orientação é evitar a contratação de trabalhadores do grupo de risco, como portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma e pessoas acima de 60 anos. Assim que o trabalhador chegar à propriedade, o empregador deverá preencher um Formulário de Monitoramento de Migração, que está disponível em qualquer Unidade de Saúde das regiões do interior, para registro dos dados das pessoas que servirá de referência para as equipes de saúde, caso precisem de atendimento na rede municipal.

Dentre os cuidados previstos na cartilha, está o monitoramento e o registro diário da temperatura corporal dos colaboradores, antes de iniciarem os trabalhos, na Ficha de Acompanhamento de Temperatura, também disponível nas Unidades.

Caso a temperatura esteja acima de 37,5, o trabalhador deve ser encaminhado durante o dia, de segunda a sexta-feira, à Unidade de Saúde mais próxima e à noite e nos finais de semana, as unidades de saúde que funcionam 24 horas.

No campo
A orientação é manter distância mínima de 1,5 metro entre os trabalhadores durante a colheita, não compartilhando ferramentas e equipamentos. Uma opção indicada é a utilização, sempre que possível, da colheita semimecanizada, devendo ser higienizados todos os equipamentos e ferramentas nas trocas de operadores. Quanto aos banheiros, eles devem ser instalados em ambiente ventilado, higienizado diariamente e com disponibilidade de água e sabão líquido para lavar as mãos.

Alojamento
No alojamento, a orientação é sempre manter o local arejado e higienizado, assim como o distanciamento de 1,5 metro de um dormitório para o outro, além da disponibilidade de utensílios, devendo sempre evitar o compartilhamento dos mesmos.

Transporte
Os veículos de transporte e trabalho próprios devem transportar 50% da capacidade total, com ocupação de uma pessoa por cadeira (ônibus, caminhões) e devem ser higienizados diariamente com água sanitária, lembrando sempre de circular com janelas abertas.

Calendário dos encontros:
– 28/04 – São Rafael – ao lado do estádio de futebol;
– 30/04 – Japira – ao lado da quadra poliesportiva;
– 05/05 – Desengano – ao lado da Igreja Católica;
– 08/05 – Bagueira – ao lado do estádio de futebol;
– 12/05 – Baixo Quartel – ao lado da quadra poliesportiva;
– 15/05 – Farias – ao lado da quadra poliesportiva.
0
0
Atualizado: 28/04/2021 07:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.