Foi lançado nesta quinta-feira (14) pela secretaria de Agricultura de Linhares um plano para impulsionar e fortalecer ações estratégicas do setor pecuário do município. O Programa Municipal de Incentivo à Pecuária já possui diretrizes de início imediato e outras propostas em construção para um horizonte de três anos. O projeto de lei que institui o programa foi enviado para votação na Câmara Municipal de Linhares.
“O programa foi criado com o objetivo de coordenar ações estratégicas desde a produção até a comercialização, com a finalidade de desenvolver o setor de forma moderna, sustentável e competitiva, além de fomentar e incentivar a pecuária no Município”, explicou a médica veterinária da secretaria municipal de Agricultura, Marcela Durão, que apresentou as diretrizes do Programa para o público presente.
O Programa Municipal de Incentivo `à Pecuária é voltado para pequenos, médios e grandes produtores que já comercializam parte da produção, em especial de carne e leite, mais ainda veem dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vive. Ele foibaseado nos eixos “melhoramento genético”, “ampliação de mercado”, “incorporação de tecnologia” e “segurança e qualidade dos produtos”.
Alguns dos objetivos do programa são contribuir para a estruturação e fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária em nível local e regional; aumentar a produção e a rentabilidade dos empreendimentos; contribuir para a geração de trabalho e renda na atividade; promover a inclusão competitiva no mercado e melhorar a organização social.
Para o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, além de todos os objetivos do Programa, há um empenho das equipes envolvidas em ações e estratégias para contribuir com a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, além de promover e fortalecer a organização dos produtores e incentivar o desenvolvimento de produtos com qualidade e valor agregado.
“O programa será construído com o apoio de uma gestão compartilhada, das quais participam entidades privadas, públicas dos governos municipal, estadual e federal, que desenvolvem programas, projetos e ações no âmbito da pecuária e que possam contribuir com pesquisas ou outras experiências para o fortalecimento da atividade”, detalhou Franco.