O programa já foi apresentado a municípios capixabas como Vila Pavão, São Roque do Canaã, Jaguaré, Colatina, Afonso Cláudio e Pancas, e de municípios do sul da Bahia e de Minas Gerais
Os resultados do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, no norte do Espírito Santo, têm despertado o interesse de vários municípios e estados brasileiros. Nesta quinta-feira, dia 24, o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, participou de uma webconferência com a equipe da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Marabá, no estado do Pará, que pretende implantar um trabalho semelhante.
O encontro foi um pedido do coordenador de Produção Vegetal e Animal de Marabá, Marcos Lira, e o secretário Franco Fiorot explicou e esclareceu dúvidas sobre a concepção do projeto; os estudos realizados para definir o formato do programa; os treinamentos e visitas técnicas ministradas aos produtores; e o sucesso dos polos que têm alcançado resultados positivos de produção e mercado, mesmo em pouco tempo de implantação.
“O programa valoriza pequenas porções de terra e promove a diversificação rural, agregando renda ao produtor, além de movimentar a economia local e regional e fomentar o agroturismo. Os produtores têm se empenhado para que os polos alcancem resultados positivos. É gratificante saber que o programa tem se tornado referência para outros municípios e estados brasileiros”, comentou.
O programa já foi apresentado a municípios capixabas como Vila Pavão, São Roque do Canaã, Jaguaré, Colatina, Afonso Cláudio e Pancas, e de municípios do sul da Bahia e de Minas Gerais.
Programa de Fruticultura
O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.