O Brasil consolidou sua presença no mercado internacional de cafés especiais durante a SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2024, realizada em Tóquio, entre 9 e 12 de outubro. O evento, o maior do segmento na Ásia, reuniu produtores e empresários de vários países, promovendo um cenário estratégico para o Brasil, que finalizou acordos de US$ 7,46 milhões e projeta mais US$ 19,59 milhões em negócios ao longo dos próximos 12 meses.
Empresários brasileiros ligados ao projeto “Brazil. The Coffee Nation”, liderado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e apoiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participaram da conferência, visando fortalecer a imagem dos cafés especiais do Brasil no mercado japonês. Essa iniciativa gerou 1.764 contatos comerciais, incluindo 1.049 novos, e resultou em uma projeção de US$ 48,43 milhões em acordos com o Japão.
O diretor-executivo da BSCA, Vinicius Estrela, destacou a importância dessa presença para os produtores brasileiros. “Esses resultados destacam a positividade que as iniciativas vêm proporcionando aos produtores brasileiros e às origens dos cafés especiais”, afirmou. Além de aumentar a visibilidade dos grãos brasileiros, a conferência abriu caminho para novos acordos comerciais, consolidando o Brasil como fornecedor de produtos de alta qualidade e de valor agregado.
A participação brasileira contou com eventos de degustação, conhecidos como “cupping”, realizados nove vezes ao longo da feira, para apresentar aos compradores as diversas origens e qualidades dos grãos brasileiros. A BSCA também promoveu a rodada de negócios exclusiva “Taste of the Harvest”, onde foram mostradas 28 amostras de café de diversas regiões produtoras do Brasil. Nessa rodada, foram realizados 308 contatos, sendo 72 com novos compradores, gerando contratos de US$ 1,62 milhão e projetando outros US$ 19,76 milhões em vendas até setembro de 2025.
Para ampliar a experiência dos visitantes, o estande brasileiro ofereceu aos consumidores a oportunidade de degustar grãos no Brewbar, uma bancada de preparo de café. “Além disso, os cafés participantes também estiveram disponíveis no Brewbar do estande, onde o público geral pôde degustar e conhecer de perto as características únicas dos grãos brasileiros!”, destacou a BSCA. Esse contato direto com o produto reforçou a qualidade dos cafés brasileiros entre consumidores e empresários.
O Japão ocupa o quinto lugar entre os maiores importadores de café do Brasil, comprando 1,63 milhão de sacas de 60 kg entre janeiro e setembro deste ano, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Desse total, 15% corresponderam a cafés diferenciados, segmento que registrou um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior. Eventos como a SCAJ World Specialty Coffee Conference fortalecem essa relação, favorecendo acordos imediatos e parcerias de longo prazo.