Jaguaré, município capixaba de destaque na produção de pimenta-do-reino, recebe nesta quinta-feira (7) o 1º Fórum Nacional da Pimenta-do-Reino, organizado pela Brazilian Spice Association (BSA). Com início às 13h no Parque de Exposições Alfeu Sossai, o evento abordará as novas demandas do mercado internacional, além de práticas para qualificação do setor, reunindo produtores, profissionais e estudantes.
O fórum, inédito no Brasil, busca debater as prioridades da pimenta-do-reino no país, que é um dos maiores produtores globais da especiaria. Em 2023, o Espírito Santo respondeu por mais de 60% da produção nacional, somando 78.979 toneladas, com Jaguaré se destacando como um dos principais polos de cultivo e exportação.
A programação inclui palestras sobre “Boas práticas e segurança dos alimentos”, “Uso de biológicos e certificações”, além de expositores que apresentarão serviços e produtos voltados ao setor. Segundo a BSA, o fórum visa ampliar a visibilidade dos produtores brasileiros no cenário global e auxiliar na adaptação às novas exigências de exportação.
Para o evento, estão previstas as presenças do prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, e do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.