O município de Ecoporanga, norte do Espírito Santo, recebe na próxima quinta-feira (09), uma edição da Feira de Touros Pró-Genética, iniciativa que integra o Projeto de Fomento da Bovinocultura Sustentável do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O evento será realizado a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Nilson Nordacci Figueiredo, em Ecoporanga. A feira vai possibilitar que médios e pequenos pecuaristas da região adquiram, diretamente dos criadores e com condições de financiamento, touros zebuínos com genética melhoradora, Puros de Origem (PO) e com Registro Genealógico Definitivo (RDG). São animais jovens, com idade máxima de 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose.
“É uma oportunidade que o pequeno produtor tem de comprar touros melhoradores, de raças zebuínas como Tabapuã, Nelore, Guzerá e Gir, sem os custos com deslocamento dos animais, que são elevados e muitas vezes inviabilizam a compra”, explica o zootecnista do Incaper, Lázaro Raslan.
O extensionista ressalta que investir no melhoramento genético do rebanho gera melhores resultados na pecuária leiteira e de corte. “Com touros geneticamente superiores, você passa a produzir animais mais pesados, que são melhores para venda, e isso possibilita aumentar a renda do produtor. Outro aspecto importante é a introdução de touros de outras regiões e que permite a variação dos padrões genéticos, reduzindo problemas gerados pela consanguinidade dos animais”, explica Raslan.
Com base na demanda identificada pelo escritório do Incaper de Ecoporanga junto aos produtores da região, a expectativa é de que a feira comercialize cerca de 30 touros para agropecuaristas.
Segundo o coordenador de produção animal do Incaper, Bernardo Lima, com a ação, o Instituto e parceiros facilitam o acesso dos pecuaristas da região norte do Estado à genética zebuína melhoradora.
“É uma oportunidade valiosa. O investimento em touros de qualidade se paga e confere significativa melhoria de renda aos sistemas de produção. Touro de qualidade é uma das estratégias de melhoria de rebanho disponíveis, que compõe as opções mais utilizadas junto da inseminação artificial e da fertilização in vitro. Temos observado e indicado, por vezes, para a mesma propriedade, fazer uso de mais de uma dessas estratégias, ou mesmo das três durante o ano, direcionando os esforços para a produção de leite ou carne, e reposição de futuras matrizes, considerando as peculiaridades de cada propriedade rural capixaba”, afirma Lima.
Bovinocultura Sustentável
O Projeto de Fomento da Bovinocultura Sustentável objetiva fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina com sustentabilidade, melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais, por meio do incentivo à estruturação dos sistemas de produção de carne e de leite, da capacitação dos produtores e de suas famílias, e da facilitação do acesso dos pecuaristas a animais melhoradores. O projeto também é parte das ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, lançado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em 2023.
A feira conta com a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), Prefeitura de Ecoporanga e Sindicato Rural do município.
Feira de Touros Pró-Genética – Ecoporanga
Data: 09/05
Horário: das 8h às 17h
Local: Parque de Exposição Nilson Nardacci – BR-342, km 02 – Ecoporanga.
Mais informações: (27) 3755-1836 (Escritório do Incaper em Ecoporanga)