No distrito de São Rafael, os visitantes ficaram encantados com os frutos e as belezas naturais do Polo
Na última sexta-feira (17/12), empresários de diversos segmentos, membros da Associação e da Aliança Jovem para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), além de representantes da Câmara dos Lojistas de Linhares e Marilândia (CDL), estiveram visitando o parreiral de uva cultivado na comunidade São Judas, na propriedade de Osvaldino Neto, um dos produtores integrantes do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares. No local, os visitantes ficaram encantados com os frutos e as belezas naturais do Polo.
Durante a visita, os participantes aprenderam algumas técnicas sobre o cultivo do fruto. Além disso, eles acompanharam uma breve apresentação sobre a migração italiana na região feita pela estudante Tais Rigoni Caliman.
Na oportunidade, os membros da CDL fizeram um passeio num dos principais cartões postais de São Rafael: a Cachoeira De Angeli. A visita foi organizada pela Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Agricultura.
Para o médico e empresário, Dário Santuchi, as parreiras de uva em São Rafael certamente será o próximo polo do turismo a ser explorado no estado. “A pedra fundamental foi instalada e os produtores estão no caminho certo. Essa parceria que eles estão tendo com os empresários e a Prefeitura é uma estratégia fundamental para criar uma nova ‘Pedra Azul’ ou uma ‘Santa Tereza’ no Espírito Santo. Não tenho dúvidas que no futuro a região será bastante explorada por turistas de todo o Brasil”, enfatizou.
Já Stella Missagia que é a coordenadora da Aliança Jovem para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), ficou surpresa com as belezas do Polo. “É um local muito aconchegante que nos transmite paz. Nunca imaginei uma produção de uva em Linhares. O polo de uva é um ponto turístico que só tem a crescer e bons frutos estão por vir para movimentar ainda mais o turismo em nossa cidade. Só desejo sucesso aos produtores que tem um futuro brilhante pela frente”, disse a coordenadora.
“A uva sem dúvidas nenhuma se transformou numa ferramenta poderosa para fomentar a cadeia do turismo nas montanhas de Linhares. E essa visita dos empresários e lideranças ao polo de uva colabora para ampliar a indústria do turismo nas regiões montanhosas”, destacou o diretor de Cultura e Turismo de Linhares, José Augusto Muleta.