agricultura

Dia Nacional do Café: Espírito Santo se destaca na produção e exportação do grão

24 maio 2024 - 13:52

Redação Em Dia ES

Share
Em 2023, café foi o principal produto exportado pelo agronegócio do Espírito Santo, com um aumento nas exportações de café conilon, que mais que triplicaram em volume
Espírito Santo se destaca na produção e exportação do grão. Foto: Júnior Porto/Em Dia ES

Nesta sexta-feira, 24 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Café, e o Estado do Espírito Santo se destaca como um dos principais polos de produção e exportação do grão no país. O café capixaba, principalmente das variedades arábica e conilon, tem ganhado reconhecimento nacional e internacional.

No ano passado, o café foi o principal produto exportado pelo agronegócio do Espírito Santo, com um aumento nas exportações de café conilon, que mais que triplicaram em volume.

Dados do Centro de Comércio do Café de Vitória (CCCV) revelam que, de janeiro a dezembro de 2023, o estado exportou 4 milhões de sacas de café conilon cru em grãos. Em termos de café solúvel, o Espírito Santo exportou 501,7 mil sacas no mesmo período.

A qualidade do café capixaba foi evidenciada em 2023, quando os grãos dos produtores do estado venceram as duas categorias (Arábica e Canéfora/Conilon) do prêmio Coffee of The Year, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.

Na categoria Arábica, o vencedor foi Deneval Miranda Vieira Júnior, do Sítio Cordilheiras do Caparaó, em Iúna. Já na categoria Canéfora, o primeiro lugar ficou com Wagner Gomes Lopes, do Sítio 3 Marias, em Alto Rio Novo.

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, presente em todos os municípios, exceto Vitória e Marataízes.

A atividade gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente em aproximadamente 75 mil das 108 mil propriedades agrícolas do estado. A maioria dos produtores, cerca de 73%, são de base familiar, com propriedades de tamanho médio de 8 hectares.

O Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro de café, responsável por mais de 25% da produção nacional, com uma produção estimada de 13 milhões de sacas em 2023. O estado possui 437 mil hectares em produção, e a atividade cafeeira representa 50,80% do valor bruto da produção agropecuária local.

Especialmente em relação ao conilon, o Espírito Santo é o maior produtor e exportador do Brasil. Estima-se que a safra de 2024 alcance 11,1 milhões de sacas, um aumento de 9% em relação à safra anterior. O estado é responsável por cerca de 85% das exportações nacionais de conilon, tendo exportado 1,7 milhão de sacas de conilon e mais 129 mil sacas de café solúvel no primeiro trimestre de 2024.

0
0

Atualizado 28 maio 2024 - 10:52

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.