A cooperativa agrícola Cooabriel anunciou o lançamento do Programa de Premiação por Desempenho, uma nova política voltada ao reconhecimento e incentivo dos seus colaboradores. A iniciativa busca valorizar o comprometimento dos mais de 550 funcionários por meio de um sistema que alia indicadores econômico-financeiros, metas e desempenho individual, contribuindo para o alinhamento das metas estratégicas e o fortalecimento da cultura interna de resultados.
O programa foi desenvolvido com o apoio da Fundação Dom Cabral, por meio da expertise do professor associado Márcio Araújo Rabelo. Segundo Rabelo, o modelo traz impactos positivos para a produtividade e a motivação do quadro funcional. “Um programa como esse traz uma série de benefícios, tanto para colaboradores quanto para a empresa, uma vez que coloca o colaborador no centro da conversa, conectando objetivos e metas. Outro benefício é a redução de conflitos, pois um plano bem consolidado promove um ambiente de trabalho mais harmônico e cooperativo”, afirma.
A estruturação do programa envolveu diversos indicadores, incluindo análise de dados econômico-financeiros e contratos de resultados com os colaboradores, que permitem um acompanhamento mais detalhado e objetivo dos resultados individuais. A gerente corporativa administrativa da Cooabriel, Tayani Mauri, destaca que o novo modelo reforça o engajamento dos funcionários, ao mesmo tempo em que contribui para um maior senso de pertencimento. “Este modelo não apenas contribui para o engajamento dos colaboradores, mas também reforça o senso de pertencimento, ligando-se estreitamente ao propósito da cooperativa”, explica Mauri.
Carlos Augusto Pandolfi, superintendente geral da Cooabriel, pontua que o programa é uma etapa importante no planejamento estratégico da cooperativa, refletindo o compromisso de valorizar o quadro funcional. “Nossos valores são muito focados em nossos cooperados, para quem direcionamos uma série de iniciativas, mas também se estendem aos nossos colaboradores. Este novo programa torna isso ainda mais visível”, afirma. Pandolfi também menciona que a premiação fortalece vínculos, amplia o pacote de benefícios e contribui para a atração e retenção de talentos, fundamentais para o alcance das metas da cooperativa.
Para o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, o programa representa mais do que um incentivo financeiro, sendo um reconhecimento concreto pelo esforço dos colaboradores. “O programa vai além de um simples bônus, representando um reconhecimento concreto pelo empenho e dedicação que os colaboradores dispensam à instituição. É uma forma de repartir parte dos resultados com os colaboradores que, na verdade, contribuem de forma muito incisiva para que sejam alcançados”, conclui Bastianello.