Estimular o contato com a terra, a consciência sobre os cuidados com a natureza e a prática de uma alimentação cada vez mais saudável pode ser uma das funções das escolas. Diante disso, os investimentos em hortas escolares mostram que esse é um caminho que pode promover excelentes resultados.
Por esse motivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres – Inovar), tem apoiado um projeto que contempla a criação e a manutenção de hortas em escolas da Prefeitura de Viana.
A coordenadora municipal do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), Eliana Alves, lembrou que a implementação de hortas no ambiente escolar está diretamente ligada às disciplinas trabalhadas, entre elas a de Ciências, especificamente nos conteúdos referentes à utilização do solo, às características das plantas e até a utilização dessas plantas no cozimento e na alimentação.
A extensionista do escritório local do Incaper, Carolina Santibanez Fernandes, contou que o projeto vem para resgatar a reconexão das crianças com a terra e deve incentivar, a longo prazo, a permanência do jovem no campo.
“O município vem passando por um rápido processo de êxodo rural e, por esse motivo, nem sempre as crianças e os jovens têm tempo para estarem próximos da natureza. Esse é mais um caminho para que as crianças desenvolvam o amor e o cuidado pela terra”, disse Carolina Fernandes.
Confira mais detalhes sobre esse projeto no canal do Incaper no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vAVeR213v5I&t=1s