A presença da mulher na agricultura tem demonstrado o quanto o público feminino tem contribuído com o agronegócio nacional. É da propriedade de Andréia Pereira de Carvalho, em Santa Cruz de Terra Alta, região de São Rafael, o café campeão do 5º concurso de qualidade do conilon de Linhares. A cerimônia de premiação aconteceu na manhã do dia 1º de novembro.
“Sou filha de agricultores, nasci e sempre vivi na roça. A vida no campo não tem igual. Não trocaria por nada”, disse Andréia ao receber o prêmio de R$ 5.000,00. No concurso deste ano ela conquistou 83,43 pontos na nota de classificação. Ao todo dez amostras foram selecionadas após um longo processo de avaliação feito por especialistas.
Em 2021 o café da Andréia chegou ao sétimo lugar no concurso. Este ano, ela conta que seguiu à risca o plano de secagem e beneficiamento do café campeão. “Produzir não é fácil, e produzir com qualidade é mais difícil ainda. No ano passado fizemos a secagem na forma tradicional que é ao sol, porém no terreiro de chão, e, nesta edição, fizemos no terreiro suspenso que com certeza trouxe um diferencial, junto do amor e dedicação que temos ao nosso trabalho”, comentou.
Os 10 finalistas do concurso receberam certificado e vão participar da Semana Internacional do Café (SIC) que acontecerá em Belo Horizonte. O custeio do transporte e hospedagem será por conta do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com parcerias privadas.
Ganhadores do 5º prêmio de qualidade do conilon
1º lugar – Andréia Pereira de Carvalho – 83,43 pontos
2º lugar – Lúcio Passamani – 83,38 pontos
3º lugar – Jonas Giuriatto – 81,75 pontos
4º lugar – Edgar Duda – 80,46 pontos
5º lugar – José Maria Sandrini – 80,38 pontos
6º lugar – Douglas Peruchi Deoclécio – 78,92 pontos
7º lugar – Marinaldo Marchiori – 78,08 pontos
8º lugar – Josemar Soares – 78,00 pontos
9º lugar – Kissia Dal’Orto – 77,17 pontos
10º lugar – Robson dos Reis – 76,92 pontos.