agricultura

Agroindústria linharense é certificada para comercializar seus produtos em todo estado

06 jun 2020 - 09:00

Redação Em Dia ES

Share
O estabelecimento é classificado como Abate e Industrialização de Pescados especializado em produção de Filé de tilápia
A Fera Pescado, localizada na Lagoa das Palminhas, interior de Linhares, foi a segunda agroindústria do município a receber o certificado de inclusão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). A conquista permitirá a comercialização de produtos para todo o Espírito Santo.
 
O estabelecimento, classificado como Abate e Industrialização de Pescados especializado em produção de Filé de tilápia, iniciou seu processo de regularização junto à Secretaria Municipal de Agricultura, via S.I.M em 2015. Em meados de 2019, deu início ao trabalho de adequação para sua inclusão ao Susaf.
 
A inclusão do estabelecimento no Sistema possibilita que seja comercializado seus produtos em todo território capixaba, ampliando o mercado consumidor e contribuindo para o fortalecimento das agroindústrias familiares e de pequeno porte, agregando valor aos produtos e ampliando a renda das famílias.
 
A Fera Pescados, administrada pela família do Vagner Fereguetti, produz peixe congelado – filé de tilápia. Hoje, a produção média mensal é de 2,5 mil quilos e a expectativa agora é dobrar a produção nos próximos dois anos.
 
“Durante um ano trabalhamos atendendo todas as exigências do S.I.M, fazendo as adequações e cursos de treinamento de nossos funcionários para conseguirmos a certificação. Com a pandemia tivemos uma retração do mercado, porque nosso público são os restaurantes e bares da cidade, que retomou com sua reabertura. A nossa proposta com o Susaf é atingir as redes de supermercados e, principalmente, Vitória”, disse Vagner.
 
A coordenadora do S.I.M, Luiza Vargas Forzza Miguel, disse que a regularização das agroindústrias e ampliação de mercados, por meio dos registros e do serviço de inspeção, são prioridades do Plano Municipal Agropecuário. Em Linhares, 10 agroindústrias possuem o S.I.M e, duas delas, o certificado Susaf.
 
“A adesão de mais estabelecimentos ao Susaf, assim como a desburocratização do licenciamento ambiental, vem para fortalecer as agroindústrias e, quem sai ganhando é a economia regional, pois permitirá a abertura do mercado e o aumento da produção, gerando benefícios para toda cadeia produtiva, nesse caso específico da piscicultura. Quem ganha também é o consumidor que com a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos produtos”, disse a coordenadora.
 
Para reconhecer um produto de origem animal devidamente registrado no S.I.M, ele deverá possuir o carimbo do Serviço de Inspeção no rótulo. Essa identificação é o primeiro passo para garantir que o consumidor esteja adquirindo um produto saudável e seguro. Para os estabelecimentos incluídos no Sistema, seus produtos deverão ter a logomarca do Susaf acompanhado do carimbo do S.I.M.
 
Susaf e S.I.M
Linhares foi o primeiro município do Norte e o 6º do Espírito Santo a receber o reconhecimento de equivalência para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), concedido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), conforme Portaria nº 004 de 20 de agosto de 2019.
 
Com a adesão, o sistema permiti ao Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), da Prefeitura de Linhares, que atua na fiscalização e formalização dos estabelecimentos processadores de produtos de origem animal, a inclusão da agroindústria ao Susaf, possibilitando assim a comercialização dos produtos fora do município.
0
0
Atualizado: 06/06/2020 09:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.