Atualmente, são servidas na merenda escolar da rede municipal, frutas como: banana prata, banana da terra, goiaba, mamão, limão, maçã e melão
Altamente nutritivo e energético, o açaí, um dos frutos cultivados no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, deverá ser inserido na merenda escolar servida aos alunos da rede municipal.
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, em visita a fábrica de polpa de açaí,localizada no bairro Aviso, informou que a inserção do açaí na merenda escolar está conectada ao planejamento proposto desde a implantação do Programa de Fruticultura na cidade.
“A fábrica é um potencial comprador do açaí cultivado no Polo Litoral, previsto para dar frutos a partir de 2024, e já estamos articulando para que empreendimentos participem do programa para fazer esse ciclo de beneficiamento e o fornecimento ao Município. Será um ganho para os alunos, pelo aspecto nutricional, e para nossa economia, por ser fornecido direto dos produtores da nossa cidade”, explicou.
Atualmente, são servidas na merenda escolar da rede municipal, frutas como: banana prata, banana da terra, goiaba, mamão, limão, maçã e melão. A nutricionista explica que, além de apresentar um sabor delicioso e refrescante, o açaí é uma fruta com valor nutricional altamente energético, contendo alto teor de lipídios de boa qualidade, carboidratos, proteínas e fibras.
“Além disso, o açaí é classificado como uma das cinco frutas com maior potencial antioxidante pois apresenta em sua composição elevado teor de flavonoides e antocianinas, que atuam inibindo ou diminuindo os efeitos desencadeados pelos radicais livres e apresentam diversas propriedades, anti-inflamatória e farmacológica, que estão associadas a prevenção de diversas doenças crônicas”, explicou a nutricionista.
Polo Litoral
Ao todo, 12 produtores integram o Polo Litoral, do Programa Municipal de Fruticultura, cultivando em 10 hectares de área 4.670 plantas que foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. O polo compreende as regiões de Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro.