Na próxima quinta-feira (22), o município de Venda Nova do Imigrante sediará a abertura oficial da colheita de café arábica no Espírito Santo. O evento, que simboliza o início da safra 2025, acontecerá a partir das 8 horas, na propriedade do produtor Florindo Avanci, localizada na comunidade de São Roque. A programação reunirá produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou a importância do momento para o setor cafeeiro capixaba.
“A cafeicultura arábica é uma das principais atividades econômicas do Espírito Santo, presente em várias propriedades e com papel fundamental na geração de renda no interior. A abertura da colheita é uma oportunidade de valorizar o trabalho do produtor rural e reforçar nosso compromisso com políticas públicas que incentivem a produtividade, a sustentabilidade e a qualidade do nosso café”, destacou Bergoli.
Um dos destaques da programação é a palestra “O que precisamos fazer para ter sucesso com a cafeicultura irrigada?”, que será ministrada pelo extensionista do Incaper, Caio Louzada Martins. O objetivo é mostrar que a irrigação, ainda pouco adotada nas lavouras de café arábica no Espírito Santo, tem importância estratégica para a sustentabilidade e a produtividade do setor.
“A adoção da irrigação na cafeicultura arábica pode transformar a realidade produtiva de muitas propriedades. Ela garante maior estabilidade na produção, reduz os impactos da estiagem, melhora a uniformidade da florada, aumenta a produtividade e permite escalonar a colheita. Além disso, possibilita um manejo mais eficiente de nutrientes e o uso racional da água por meio de tecnologias modernas. Nosso papel é mostrar que é possível irrigar de forma sustentável e com retorno garantido”, destacou o coordenador de cafeicultura do Incaper, Fabiano Tristão.
Na sequência, os participantes acompanharão uma colheita simbólica, representando o início das atividades nas mais de 26 mil propriedades produtoras de café arábica no Espírito Santo.
Espírito Santo é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil
O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de café arábica do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra capixaba de 2025 deverá alcançar cerca de 3,3 milhões de sacas de 60 quilos. A área em produção é estimada em 121,6 mil hectares, com produtividade média prevista de 27,1 sacas por hectare.