Após a confirmação de dois casos de Monkeypox, a nova varíola, na Grande Vitória, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou, na tarde desta sexta-feira (15), que está investigando mais um possível caso no estado.
Os dois casos confirmados de Monkeypox no ES, divulgados na quinta-feira (14) se tratavam de homens, com faixa etária entre 30 a 49 anos, residentes da Grande Vitória. Os dois possuíam histórico de viagem recente ao estado de São Paulo.
De acordo com a Sesa, o período de isolamento desses dois pacientes já encerrou e ambos estão curados, não trazendo riscos a população.
Saiba como identificar a nova varíola
Os principais sintomas do Monkeypox são a febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. O contágio entre humanos ocorre por meio do contato direto com secreções respiratórias, lesões na pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados.
Pacientes com suspeita da doença devem ficar em isolamento, em um local com boa ventilação natural. É recomendado que ambientes comuns, entre eles banheiro e cozinha, fiquem com janelas abertas. Caso more com outras pessoas, deve-se usar a máscara cirúrgica bem ajustada e protegendo a boca e o nariz.
Além disso, é importante que o paciente lave as mãos várias vezes ao dia, preferencialmente com água e sabonete líquido. Se possível, deve usar toalhas de papel descartável para secá-las.
Quem estiver com suspeita também não deve compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Os itens só podem ser reutilizados após higienização.