O gato foi levado para um clínica veterinária e o estado de saúde dele é grave
A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), recebeu uma denúncia estarrecedora no município de Linhares. Em vídeos encaminhados à CPI, uma protetora de animais mostra um gato furado com vergalhões depois de cair em uma armadilha montada por um morador do bairro Jardim Laguna, localizado próximo a penitenciária Regional de Linhares.
O animal estava vivo e agonizando quando uma mulher, que reside próximo a residência do agressor, com o auxílio de outra pessoa, socorrem o animal. Ela ainda filma um facão, próximo a armadilha, que ela acredita que seria usado para matar o animal. O gato foi levado para um clínica veterinária e o estado de saúde dele é grave.
“É uma crueldade o que aconteceu em Linhares, por isso acionamos a polícia e o prefeito municipal, uma vez que a denúncia aponta que o agressor é um servidor da prefeitura. Nós não vamos sossegar enquanto esse agressor não for preso”, afirmou a parlamentar.
Ainda de acordo com o material enviado à CPI, o suposto agressor teria mandado mensagem ameaçando à protetora.
O delegado Romel Pio de Abreu Junior, da 16ª Delegacia Regional de Linhares, informou à CPI que já tomou as providências para instauração do inquérito policial e vai intimar as testemunhas do crime para depor ainda hoje.
Confira o posicionamento da deputada Janete de Sá (PMN), presidente da CPI
Posição da Prefeitura de Linhares
Em nota, a Prefeitura Municipal de Linhares afirma que todas as providências necessárias e legais já estão sendo tomadas pelos órgãos competentes em relação aos fatos.
Leia a nota na íntegra
“A Prefeitura de Linhares, vem publicamente, após conhecimento dos fatos expressar toda indignação, tristeza e solidariedade diante dos atos de extrema crueldade contra o gato exibido nas imagens.
Esclarecemos que todas as providências necessárias e legais já estão sendo tomadas pelos órgãos competentes em relação aos fatos.
A Prefeitura parabeniza a rápida e necessária atuação dos ativistas, dos órgãos de defesa e proteção animal, pois são verdadeiros fiscalizadores e defensores que de forma assertiva, defendem seres indefesos, assegurando assim a punição ao suposto agressor.
Por fim, o Município afirma, mais uma vez, que condena e repudia qualquer tipo de violência e crueldade contra os animais.”