economia

Renato Casagrande anuncia à aprovação, pelo TCE-ES para privatização da ES Gás

03 fev 2023 - 16:32

Redação Em Dia ES

Share
O anúncio foi feito pelo Governador durante a inauguração da ligação da ES Gás ao gasoduto Cacimbas-Vitória em Linhares
O anúncio foi feito pelo Governador durante a inauguração da ligação da ES Gás ao gasoduto Cacimbas-Vitória em Linhares. Foto: Hélio Filho/Secom

O governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (3) em Linhares as obras que interligam a rede de distribuição da ES Gás ao gasoduto Cacimbas-Vitória.

Foram 28 quilômetros de gasoduto construídos, com investimentos de R$ 24,5 milhões. Ao falar sobre o aumento da oferta energética no Estado, o governador Renato Casagrande destacou a importância do investimento para o desenvolvimento do município e de toda a região norte capixaba.

“É uma alegria ter a oportunidade de entregar mais esse investimento aqui em Linhares. O gás natural é uma fonte de energia importante, que também é uma fonte energética de transição. Além disso, o gasoduto vai facilitar a vida de empreendedores, na medida em que não será mais preciso transportar o gás por meio de carretas até o polo empresarial, por exemplo”, disse.

TC/ES aprova desestatização
Ainda durante a inauguração, o governador Casagrande citou a aprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) da desestatização da ES Gás, companhia capixaba responsável pela distribuição de gás canalizado.

“A ES Gás será lançada ao mercado e a gente espera que um grupo empresarial possa fazer cada vez mais investimentos e atrair novos empreendimentos para a região. Em março ou abril nós vamos estar na Bolsa de Valores de São Paulo fazendo o leilão da ES Gás”, comemorou.

Criação da companhia
A ES Gás foi constituída em julho de 2019 e, em 2021, foi firmado pelo BNDES, pelo Estado e pela BR Distribuidora um contrato de estruturação de projetos para prestação de serviços técnicos de apoio, avaliação e estruturação do projeto de desestatização da empresa.

Uma lei autorizou a alienação total ou parcial do controle acionário, ações ordinárias e preferenciais de titularidade do Estado na companhia. Uma das justificativas apresentadas para a desestatização da ES Gás foi a maior flexibilidade e agilidade na tomada de decisões, sem a necessidade de manutenção de alguns órgãos internos e regras de controle inerentes a uma empresa estatal.

0
0
Atualizado: 03/02/2023 16:32

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.