política

Governo do Estado e MP/ES criam gabinetes de prevenção a ataques contra a democracia

12 jan 2023 - 11:41

Redação Em Dia ES

Share
O decreto que institui o gabinete pelo Poder Executivo será assinado às 14h
A assinatura do decreto que institui o gabinete no âmbito do Poder Executivo acontece às 14h, no Palácio Anchieta, em Vitória. Foto: Governo/ES

O governador Renato Casagrande formaliza nesta quinta-feira (12) o Gabinete de Gestão de Crise que vai coordenar as ações de prevenção, monitoramento e resposta às atividades que atentem contra o Estado Democrático de Direito. A assinatura do decreto que institui o gabinete no âmbito do Poder Executivo acontece às 14h, no Palácio Anchieta, em Vitória.

MP/ES criou o GPC
Atitude similar foi tomada também pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) que criou um gabinete específico para o gerenciamento de situações emergenciais e críticas que exijam ações integradas entre as promotorias de Justiça do Espírito Santo. O objetivo é gerenciar as consequências de situações emergenciais e críticas de grande impacto nacional, estadual ou municipal, que exijam ações integradas e uniformes entre as Promotorias de Justiça com atribuição relacionada à crise instalada, para manter a unidade ministerial e potencializar a atuação estratégica da instituição em defesa da sociedade.

Segundo o MP/ES, a instauração do Gabinete de Prevenção de Crise decorre também dos atos antidemocráticos contra as sedes dos Três Poderes da Capital Federal, que culminaram na invasão e na depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, salientou a importância do Gabinete Permanente de Crise para uma atuação institucional ainda mais ágil e vigorosa face aos eventos de forte impacto social. “O que pretendemos com o gabinete é ampliar o escopo de investigações de atos criminosos, como os ocorridos durante as manifestações antidemocráticas verificadas em Brasília e aqui no Estado. Queremos dar uma abrangência maior, para obtenção de provas robustas, com ações integradas com os órgãos de execução naturais, potencializando a atuação estratégica institucional em momentos de crise e situações emergenciais, para dar uma resposta eficaz e eficiente para a sociedade”, avaliou.

Veja a Portaria Nº 27/2023, que institui o GPC

1
0
Atualizado: 12/01/2023 11:41

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.