O Espírito Santo tem 10 alertas de nível alto de chuvas. Os acumulados que atingem o Estado há mais de sete dias já causa prejuízos e riscos à vida das pessoas. Em entrevista coletiva, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande afirmou que a situação, que se agravou nesta quinta e deve ficar ainda mais complicada na madrugada de sexta-feira (02).
“Infelizmente perdemos a vida de uma pessoa, soterrada no município de Viana. Por isso, é extremamente importante alertar as pessoas, não assustar, mas alertar”, destaca.
O governador destacou que a Defesa Civil estadual trabalha com atenção máxima, já que são previstas chuvas com mais de 80 mm. “Estamos acompanhando de perto, todas as equipes foram mobilizadas, montamos uma central comandada pelo Corpo de Bombeiros, todas as informações chegam por aqui, para fazer alertas pra a manutenção da vida das pessoas e preservação do patrimônio”, reforçou.
Casagrande também ressaltou que equipes compostas por barcos, caminhonetes e recursos humanos estão mobilizadas diante da situação. “Temos equipes mobilizadas, o Comandante Cerqueira suspendeu cursos de sargentos para que todos se concentrem em torno da necessidade de cada região”, disse.
A situação das chuvas se agravou no município de Fundão, no Norte do Espírito Santo. Segundo o governador Renato Casagrande, a precipitação já chegou em 220 mm.
“São municípios que já têm chuvas há dias, qualquer quantidade de chuva alaga e ocorrem deslocamentos de terras em áreas mais inclinadas”, ressaltou.
Segundo o Coronel do Corpo de Bombeiros, Alexandre dos Santos Cerqueira, os municípios mais atingidos até o momento foram: Fundão, Aracruz e parte Sul de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina.