Morreu nesta sexta-feira (16) em Linhares um dos fundadores da Associação de Pescadores de Povoação, na Foz do Rio Doce, Simeão Barbosa. Pescador desde menino, seu Simeão tinha 82 anos e era muito querido na região e um ativista das causas ambientais, sobretudo relacionadas à pesca. Ele estava internado há vários dias, mas a causa da morte ainda não foi divulgado pela família.
O velório de Simeão acontece na Capelinha do centro de Linhares, a partir das 11h da Amanhã. O sepultamento será no sábado, às 11h no cemitério do centro
“Foi uma grande liderança da pesca em nível de Brasil. Sempre esteve ligado a movimentos de pequenos pescadores tradicionais, viajava muito pelo país discutindo as políticas públicas da pesca e sempre buscou melhorias para a atividade pesqueira. Fará muita falta, com certeza”, declarou Carlos Sangália, ambientalista de Regência, litoral de Linhares.
Desastre de Mariana
Simeão Barbosa atuou com afinco na defesa dos pescadores impactados pelo desastre de Mariana, causado pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015. A pesca no Rio Doce, sobretudo na foz, segue suspensa até hoje. Ele mobilizou a associação para cobrar as ações de reparação dos danos causados pela Mineradora Samarco.