O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) formalizou sua adesão à Aliança dos Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (Alianza de Desarrollo), nesta quarta-feira (10). Assim, o banco expandirá o diálogo e a possibilidade de colaboração com outras instituições financeiras de desenvolvimento de diversos países.
A Aliança reúne mais de 500 bancos públicos e tem o objetivo de acelerar o financiamento de uma transição sustentável na América Latina e no Caribe, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e as metas do Acordo de Paris.
O diretor-executivo do Fundo Mundial de Desenvolvimento para Cidades (FMDV), Jean-François Habeau, afirma que o papel estratégico do Bandes no financiamento do desenvolvimento local no Brasil incorporou um importante ponto para o convite de participação do banco na Aliança. “A Aliança visa a fortalecer a capacidade dos bancos subnacionais de desenvolvimento para melhorar seus serviços financeiros e não financeiros em apoio às transições locais sustentáveis. A integração do Bandes representa uma grande contribuição e uma oportunidade estratégica para o fortalecimento dessas colaborações”, acrescenta.
Já o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, ressalta que a integração estabelece um novo passo para o crescimento da influência do banco no Estado e fora dele. “Temos o papel de desenvolver a economia do Espírito Santo, alinhados às causas socioambientais, já que o desenvolvimento sustentável e equilibrado da região é a base da criação do banco. Assim, a adesão à Aliança dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe estabelece um ponto central do banco com os seus objetivos principais”, afirma o presidente.
O Bandes exerce diariamente seu papel de promover um desenvolvimento sustentável para a economia capixaba, com operações de crédito recursos financeiros voltados para crédito emergencial, saneamento, água potável, energia renovável e inclusão de gênero no mercado.
“A participação do Bandes na Aliança dos Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe é uma oportunidade muito interessante para que possamos exercer o papel de troca de ideias e experiências com outras Instituições Financeiras de Desenvolvimento, visto que, institucionalmente, o banco tem se alinhado cada vez mais ao objetivo mundial de estabelecer um desenvolvimento regional sustentável”, explica o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador.