A União Europeia aprovou na manhã desta segunda-feira (25) a utilização de uma vacina contra a varíola dos macacos. A doença foi declarada como uma emergência de saúde global pela Organização Mundial de Saúde no dia 23 de julho.
A vacina aprovada pela União Europeia é a Imvanex, de fabricação do laboratório Bavarian Nordic. Originalmente a vacina foi aprovada em 2013 para combater a varíola comum, mas ela também se mostrou eficaz contra a variante dos macacos, doença que já atingiu 16 mil pessoas em 75 países.
A decisão da União Europeia ocorreu após a recomendação da Agência Europeia de Medicina (EMA) para estender a indicação da Imvanex na proteção de adultos contra a varíola dos macacos.
A expectativa agora é que os países da comunidade europeia comecem a trabalhar em campanhas de vacinação contra a doença.
Brasil negocia compra da vacina
O Brasil articula com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a aquisição da vacina contra a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.
Por meio de nota, a pasta ressaltou que a vacinação em massa não é preconizada pela OMS em países não endêmicos para a enfermidade, como é o caso do Brasil. A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.