Ministério da Saúde reforça a importância da imunização na proteção contra o vírus
Para avançar com a aplicação da segunda dose e dose de reforço na população capixaba, o Ministério da Saúde enviou 480.900 doses de vacinas Covid-19 nas formulações adulto e pediátrico para o Espírito Santo. Deste total, 350 mil são AstraZeneca, 100.900 Pfizer pediátrica e 30 mil Pfizer.
Estado menos populoso do Sudeste, o Espírito Santo aplicou 8,3 milhões de doses até o momento. No entanto, é necessário que 410.247 capixabas retornem aos postos de vacinação para receber a segunda dose. O primeiro reforço precisa ser aplicado em mais de 1,2 milhões de pessoas. No caso do segundo reforço, indicado para pessoas com 40 anos ou mais, é necessário que cerca de 846 mil pessoas recebam esta proteção.
Para a dose de reforço, a recomendação é que sejam utilizadas as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. Para os adolescentes, a recomendação é de que seja utilizado o imunizante da Pfizer ou, caso não esteja disponível, deve-se usar a Coronavac.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz contra o vírus.