Saúde

Conheça os benefícios do azeite, um aliado da saúde

26 jun 2022 - 07:30

Redação Em Dia ES

Share
É possível aproveitar os nutrientes do alimento e fazer combinações saborosas, do café da manhã ao jantar
O azeite é um óleo vegetal proveniente da azeitona, o fruto da oliveira. Cultivado desde tempos remotos, já foi usado até mesmo para aliviar dores e curar feridas em guerras. Segundo pesquisa publicada recentemente pelo Colégio Americano de Cardiologia, com dados de mais de 92 mil pessoas coletados durante 28 anos, há uma relação entre o consumo cotidiano de azeite e o menor risco de mortes precoces por doenças crônicas, como cardíacas, Alzheimer e câncer. 
 
Utilizado amplamente na gastronomia, o azeite é considerado um bom alimento por ser composto de quantidades razoáveis de ácidos graxos monoinsaturados, considerados essenciais, como o ácido graxo linoleico (ômega 6) e ácido graxo linolênico (ômega 3). A nutricionista da Unimed Vitória Bruna Garcia explica que a composição desse óleo contém nutrientes como vitamina E, compostos fenólicos, flavonoides e tocoferóis, que o transformam em uma fonte rica em antioxidantes naturais, auxiliando no controle do colesterol e redução da inflamação do organismo. 
 
Existem diferentes tipos de azeite, e, dentre eles, o extravirgem é considerado a opção mais saudável e tem um aroma e sabor bem definidos. O azeite virgem possui os mesmos benefícios que o extravirgem, mas contém um teor de acidez maior. A opção refinada apresenta baixa qualidade, porém, ainda oferece ácidos graxos na composição. 
 
No preparo dos alimentos, o azeite pode ser usado para temperar saladas, legumes cozidos e regar carnes prontas. Também pode substituir a manteiga no pão ou torrada, acompanhar sobremesas, dar textura às massas de bolos, e realçar mousses, caldas e sorvetes caseiros. A nutricionista ressalta que mesmo sendo considerado um bom alimento e de sabor agradável, é preciso usar com moderação, porque tem alto valor calórico. 
 
O ideal é consumir, no máximo, duas colheres de sopa de azeite por dia, uma no almoço e outra no jantar, o equivalente a 30 gramas. “O azeite pode ser utilizado ao preparar as refeições, só não é recomendado elevar muito a temperatura, porque o alimento perde as propriedades benéficas, como suas propriedades antioxidantes e o efeito anti-inflamatório. Para isso, é necessário esquentar o óleo em temperaturas acima de 180ºC e por um longo período. Nessas situações, é importante escolher um bom azeite, de preferência o extravirgem”.
 
Cuidados na hora de escolher um bom azeite: 
– Leve em consideração o tipo de envasamento. Dê preferência para as embalagens que sejam escuras e de vidro, que impedem a entrada da luz e evitam o comprometimento das propriedades nutricionais
0
0
Atualizado: 26/06/2022 07:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.