O lote deve atender cerca de 300 pacientes internados e que precisam do uso de ventilação não invasiva
Nova remessa com 4,2 mil comprimidos de baricitinibe, um dos medicamentos aprovados para o tratamento da covid-19, já está disponível em hospitais estaduais do Espírito Santo. O lote deve atender cerca de 300 pacientes internados e que precisam do uso de ventilação não invasiva. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes, nesta quarta-feira (22) durante coletiva.
O tratamento com baricitinibe é administrado com um comprimido por dia durante 14 dias. Segundo o secretário, esse lote deve suprir as necessidades até o final de julho, quando uma nova aquisição do medicamento será feita. “Com o uso do medicamento, a expectativa é de redução do impacto em ventilação mecânica, complicações e óbito dos pacientes internados”, frisou o secretário.
Para Nésio, a incorporação dos novos medicamentos no tratamento da covid-19 deve reduzir os impactos nos óbitos em decorrência da covid-19 no próximo semestre. Outro medicamento aguardado é o Paxlovid, da Pfizer, cuja compra deverá ser efetuada pelo Ministério da Saúde, que se encarregará ainda de sua disponibilização para os estados. Esse será destinado a pacientes com comorbidades, idosos, para tratamento ambulatorial ou domiciliar de quadros leves do coronavírus.
JÁ EM USO NOS HOSPITAIS
O baricitinibe já estava disponível no Hospital Estadual de Vila Velha, no Hospital São José do Calçado e no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. As instituições eram responsáveis por encaminhar a medicação para outras unidades que eventualmente recebessem pacientes com covid-19.