Tribunal quer barrar ataques contra a Corte e seus membros, especialmente, durante o período de pré-campanha e campanha eleitoral no ES
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) lançou, nesta terça-feira (21), o Programa de Combate à Desinformação visando ao pleito deste ano. Batizado de “Eleitor Capixaba Bem Informado”, o programa vai ter como foco o enfrentamento, em nível regional, à desinformação relacionada à própria Justiça eleitoral e seus integrantes, bem como ao processo eleitoral.
A Corte também ressalta a importância da ação diante do cenário político atual, em que, segundo o órgão, a crescente produção e difusão de informações falsas e fraudulentas têm colocado em risco bens e valores essenciais à sociedade, como, por exemplo, o livre exercício da democracia, influenciando o direito ao voto, podendo afetar de forma negativa a credibilidade das instituições.
Por fim, o TRE-ES reforça que o programa “Eleitor Capixaba Bem Informado” vai abordar apenas os conteúdos fraudulentos direcionados à Justiça eleitoral, sem tratar de candidatos e partidos políticos.
Em material divulgado em seu site, o Tribunal disponibiliza para os eleitores este link em que podem ser realizadas checagens acerca das possíveis informações falsas disseminadas durante o período pré-campanha e campanha eleitoral.