Exame para confirmação ou descarte da doença ainda continua em análise, e o homem permanece em isolamento
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, nesta segunda-feira (20), que o paciente com suspeita de varíola dos macacos no Espírito Santo teve alta hospitalar após os exames diagnósticos para outras doenças serem descartados.
O paciente, um homem estrangeiro e 44 anos, comandante de embarcação marítima de carga procedente de Singapura fundeado na costa capixaba, agora aguarda o resultado do exame específico para a varíola dos macacos e continua em isolamento.
Na última semana as amostras colhidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/ES) também foram enviadas ao laboratório de referência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para comprovação ou não da doença, mas ainda estão em análise.
O anúncio feito nesta segunda sobre os exames de diagnóstico diferencial descarta que o homem esteja com outras doenças como Covid-19, Sarampo e Influenza, restando a suspeita sobre a varíola dos macados.
Ele estava internado em um hospital na Grande Vitória desde a última quarta-feira e apresentou durante o período um bom estado geral, de acordo com a Sesa.
A secretaria também informou que não há novos casos suspeitos da doença no Espírito Santo.
Com G1ES