A quarta dose só pode ser aplicada no mínimo quatro meses após a terceira
O Ministério da Saúde deve anunciar na semana que vem a liberação da quarta dose, ou segunda dose de reforço, da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos. A ampliação foi discutida nesta quinta-feira (16) durante uma reunião do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou a Folha de S. Paulo. A pasta deve divulgar uma nota técnica sobre o tema a partir da próxima segunda-feira (20).
No início de junho, o ministério liberou a segunda dose de reforço para pessoas acima de 50 anos. A nova dose de reforço deve ser aplicada a partir de quatro meses da injeção anterior. O Distrito Federal começou nesta quinta a aplicar a quarta dose contra a Covid em pessoas com 40 anos ou mais. A informação foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha nas redes sociais.
A epidemiologista Ethel maciel, professora da Universidade federal do Espírito Santo, também defende a medida. “Com o aumento dos subtipos da ômicron BA.4 e BA.5 e com essa diminuição de tempo ara reinfecção que a variante provoca, é uma medida muito interessante, até porque estamos com vacina em estoque”, diz ela.
“Temos vacina para vencer, então é melhor vacina no braço. Infelizmente não temos campanha por parte do governo federal, É iportante para esse grupo também”.
Além do DF, Teresina e Belém também já começaram a aplicação da quarta dose antes mesmo da recomendação do ministério. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2020 garantiu que estados e municípios não são obrigados a seguir as recomendações do governo federal e podem elaborar regras próprias para conter a pandemia.