Nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem são difundidas notícias falsas que vão de alimentos milagrosos a vacinas
A propagação de notícias falsas é um problema que afeta não apenas celebridades ou a política brasileira. Quando o assunto é saúde, não são poucas as fake news que circulam sobre uma das doenças que mais mata no Brasil: o câncer.
Nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem são difundidos mitos acerca da doença, tratando desde supostas vacinas até alimentos milagrosos para cura de tumores malignos.
O médico radioterapeuta Persio Freitas, diretor clínico do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), explica que acreditar nesse tipo de conteúdo pode trazer graves consequências para pacientes oncológicos, dificultando o tratamento e agravando o quadro de saúde.
“A propagação de notícias falsas sobre câncer é muito preocupante. Muitas vezes, uma má interpretação de fatos relacionados à doença ou a generalização de um caso isolado acaba disseminando crenças como se fossem verdades”, afirma o especialista.
Para esclarecer notícias falsas que afetam o bem-estar das pessoas, o Ministério da Saúde possui um canal de comunicação com a população pelo WhatsApp (61) 99289-4640.
“Conversar com o médico é sempre o melhor caminho para sanar eventuais questionamentos. Jamais repasse informação sobre saúde sem ter certeza da sua veracidade”, afirma Persio Freitas.
Confira a partir de agora 5 mitos sobre câncer:
1 – Todo tumor é câncer.
Nem sempre. Tumor é a concentração de um volume de células numa determinada parte do corpo. Ele pode ser benigno, como os casos de lipomas e miomas; ou maligno, que é o indicativo de câncer.
2 – Cigarro causa apenas câncer de pulmão.
Fumar é o principal fator de risco não apenas para tumores de pulmão, mas para cânceres de laringe, faringe, cavidade oral, esôfago, bexiga, pâncreas, útero, rim, intestino e estômago, além de algumas formas de leucemia.
3 – Fumar narguilé ou cigarro eletrônico não aumenta risco de câncer.
Independentemente de ser narguilé ou cigarro eletrônico, os dois têm substâncias maléficas. A fumaça que a pessoa inala quente machuca todo o trato respiratório. Eles influenciam, sim, no câncer também.
4 – Omeprazol causa câncer de estômago.
O Omeprazol não causa câncer de estômago. Ele é um protetor gástrico.
5 – Gengibre, linhaça e água de coco quente são alimentos que “curam” o câncer.
Esses alimentos não curam o câncer. Eles podem melhorar a imunidade. O ideal é manter uma alimentação saudável para seguir com o tratamento.