O ano começou. E, mais uma vez, você imaginou vários projetos para iniciar. É comum, nesta época do ano, as pessoas se empolgarem com seus sonhos e quererem engatar alguma atividade. Até aí, tudo bem. Iniciar um novo projeto é excelente. O problema é que boa parte não sabe sequer por onde começar, qual o primeiro passo. Por isso, muitas vezes, acabam se sabotando, não iniciando nada ou até desistindo pouco tempo depois. Se esse é o seu caso, você precisa dar o primeiro passo corretamente.
Antes de iniciar qualquer projeto, é necessário que você saiba qual o seu propósito com aquilo. Pode parecer estranho, mas muita gente inicia projetos com base em problemas emocionais não resolvidos e acaba prejudicando o andamento de toda a ideia. Certa vez, recebi em meu consultório uma paciente que sempre quis provar para o pai que era capaz e responsável. Por isso, depois de adulta, abria vários pequenos negócios, mas logo perdia a empolgação e fechava com menos de um ano. Quando iniciamos o tratamento com hipnoterapia, descobrimos que seu pai sempre duvidou dela quando criança, com afirmações de que ela era incapaz. Aquilo se tornou uma crença no inconsciente dela. Por isso, sempre que o projeto estava pronto para decolar, seu inconsciente sabotava tudo.
Exemplos como esse surgem todos os dias. São problemas não resolvidos em relação ao corpo, ao dinheiro, à aceitação dos pais e até às próprias capacidades e inteligência. Se seu projeto iniciar sem que tais problemas sejam resolvidos, há uma grande probabilidade de você mesma sabotá-lo. Se vai começar um novo projeto, que seja pelo propósito certo, de forma orientada, com planejamento e ações calculadas, para que ele possa crescer sem obstáculos emocionais envolvidos.
É possível iniciar o ano com o pé direito, com novidades promissoras e grandes realizações. O que você não pode é perder no meio do caminho essa empolgação de início de ano. Precisa se concentrar no seu objetivo, executar o plano de ação que foi definido e focar no crescimento dia a dia, como em qualquer projeto de sucesso. Por esta razão, para não perder o foco, grandes realizadores fazem terapia, justamente para não deixar que suas questões emocionais interfiram onde não devem. Que você tenha, então, um brilhante ano, com a realização de tudo que sonhou, para sua felicidade e de quem estiver com você nesta empreitada. E se precisar de ajuda para resolver os obstáculos subjetivos, conte comigo.