economia

Comércio capixaba com expectativa de crescer até 10% este ano

04 jan 2022 - 08:00

Redação Em Dia ES

Share
Em caso de nenhuma situação inesperada no ambiente em 2022, ainda apresenta uma expectativa de aumento de 5% a 10% no ano que vem, assim como o setor no geral
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ES (Fecomércio) calculou que, no ano de 2021, o setor comercial vendeu entre 5% a 10% a mais do que no ano passado. Os setores de destaque foram os setores de confecções, moda, calçados e beleza, que teve projeção de aumento de até 20% em relação aos números apresentados em 2020.

Em caso de nenhuma situação inesperada no ambiente em 2022, ainda apresenta uma expectativa de aumento de 5% a 10% no ano que vem, assim como o setor no geral. Esses números são maiores, inclusive, que a estimativa nacional, que é de 2% a 3%.

“A projeção para o primeiro quadrimestre do próximo ano é de crescimento real sobre igual período deste ano, ressalvado o cenário de incertezas produzido pela inflação em alta, juros também crescentes e desemprego ainda expressivo, que afeta a renda disponível para consumo e consequentemente a produção inibida pela queda da demanda”, explicou por nota a Fecomércio, que também citou a situação eleitoral em que nos encontraremos, como um influenciador exclusivo do próximo ano.

“O ambiente político e a proximidade das eleições também concorrem como fatores preocupantes e que sugerem um crescimento abaixo da inflação. O desempenho do setor estadual, por esta avaliação, deve alcançar 10% de expansão nominal e cerca de 5% em termos reais”.

Produtividade
Outro ponto levantado pela instituição foi a constância das atividades (com as devidas restrições pandêmicas), o que em outras ocasiões não foi possível, prejudicando muito a produtividade do setor. “Neste ano as atividades do comércio varejista apresentaram um ritmo de normalidade, favorecido por fatores positivos como a inexistência de greves e nenhuma ocorrência de eventos naturais como chuvas e inundações”.

Os setores de confecções, calçados, acessórios, como roupas, cremes e maquiagem e perfumes se mostraram mais lucrativos do que no ano passado, com estimativa de até 20% de evolução nominal sobre o ano anterior, em valores, pelos comerciantes desses ramos. Já os setores de telefonia, brinquedos, chocolates, bebidas e alimentos para presente, se mantiveram em patamar equivalente ao do ano anterior, com avaliação positiva.

Com informações de ESHOJE
0
0
Atualizado: 04/01/2022 08:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.