Os ônibus elétricos chegaram ao Espírito Santo previstos para começar a circular na capital no primeiro semestre de 2022. A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande. São 4 ônibus que vão circular de terminal a terminal e o objetivo dessas aquisições é analisar o desempenho dos veículos visando substituição da frota a diesel.
Esses ônibus elétricos gastarão em média duas horas para carregar, tempo suficiente para conseguir rodar 250 km. A recarga será feita nas garagens dos operadores ou estações que serão definidas pelo governo do Estado em parceria com a EDP.
De acordo com Luciano Resner, diretor geral de operações da Marcopolo, empresa responsável pela fabricação desses veículos, o custo para obter os transportes será mais alto, entretanto, o custo da operação será mais baixo, possibilitando que a tarifa cobrada para uso do ônibus não seja alterada.
Pois é, os ônibus elétricos estão chegando e podem tornar as nossas cidades mais sustentáveis. Publicações do mundo todo afirmam que eles tornam as viagens dos usuários mais confortáveis e seguras, pois são mais silenciosos, estáveis e com melhor desempenho térmico para passageiros e condutores. Além disso, estudos mostram que eles têm custos menores de operação e manutenção para os operadores.
O professor Paulo Henrique de Mello Sant’Ana, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC) de São Paulo, explica que os benefícios da utilização de ônibus elétricos em relação às emissões chegam a 100%, quando comparados às frotas que utilizam óleo diesel como combustível, “porque a frota elétrica não emite gases locais e de efeito estufa”. Afirma que, “se considerarmos o ganho para a população, estamos trocando um ônibus que emite muito por outro que não emite nada”.
O mercado brasileiro de veículos elétricos vem apresentando bons números nos últimos meses. E quem mostra isso é um relatório divulgado no início de novembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). De acordo com ele, a venda acumulada de carros elétricos nestes primeiros dez meses já ultrapassou o número total de vendas em 2020. Do mesmo modo, a comercialização de carros híbridos também cresceu.
A pesquisa traz diversos dados do setor automotivo do Brasil. E ela trouxe que foram comercializados até o mês de outubro 1.805 carros que possuem motores 100% elétricos. Este número foi 125,3% maior que o registrado em todo o ano passado. Durante os doze meses de 2020, este setor registrou apenas 801 veículos vendidos.
Ou seja, contando apenas estes primeiros dez meses, já é possível dizer que o ano de 2021 será o ano com mais veículos (automóveis de passeio + comerciais leves) vendidos na história. Isso mostra que os brasileiros já estão aderindo a essa nova tecnologia.
E aí, você já está pensando em ter o seu carro totalmente elétrico? Que tal?
Comenta no @emdiaes. Participe aqui conosco.
Para mais conteúdos e notícias acesse emdiaes.com.br