Pode resultar em acumulados significativos em algumas regiões
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo potencial para o risco de chuvas intensas para o Espírito Santo. O aviso vale até 10 horas deste sábado (13).
O alerta, classificado na cor laranja, ressalta o perigo potencial para 11 municípios do Estado: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.
O aviso meteorológico destaca a possibilidade de ocorrência de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Até as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (12), o estado estava com um aviso vermelho para “grande perigo”. O aviso foi renovado e agora na cor amarela para perigo potencial. São esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Devido a persistência das condições meteorológicas favoráveis para chuvas de intensidade moderada à forte, pode resultar em acumulados significativos em algumas regiões do estado.
Tempo no feriado
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) fica posicionada sobre o sul da Bahia neste sábado (13), mas os ventos costeiros devem manter o tempo instável no Espírito Santo. Previsão de chuva fraca em alguns momentos do dia no estado, sendo menos frequente em alguns trechos das regiões Norte e Noroeste.
Temperaturas máximas em ligeiro aumento.
A instabilidade começa a perder força no Espírito Santo neste domingo (14). Previsão de chuva rápida no trecho litorâneo pela manhã e de tempo aberto nos demais horários. Ao longo do dia, previsão de chuva passageira em pontos isolados do estado. As temperaturas máximas seguem em elevação e o vento perde força no trecho litorâneo.
Na segunda-feira (15) do feriado, o sol deve brilhar com mais força no Espírito Santo. Previsão de chuva passageira em pontos isolados do estado. As temperaturas máximas seguem em elevação em todas as regiões.